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Projeto Chá Literário

 

ESCOLA MUNICIPAL “OLAVO BILAC”

Alunos:

8º Anos D e E/Matutino e Vespertino

Professora Orientadora:

 Aline Ramos

 TEMA

 Chá Literário

 TITULO

 Da prática da leitura literária à produção de escrita.


 JUSTIFICATIVA DO PROJETO

O projeto Chá Literário justifica-se pela necessidade do ato de ler e interpretar contos literários. Por meio dessas práticas, tornarem-se capazes de construir a significação dos contos obtendo, desse modo, subsídios para assumir o controle da própria leitura e posteriormente escrita.

O intuito desse projeto é comprovar que através da leitura é possível desenvolver habilidades para que os alunos se tornem leitores proficientes, isto é, receptores e assim, produtores de textos evidenciados com maior capacidade de raciocínio. 

OBJETIVO GERAL

Aprofundar o conhecimento e a importância do trabalho da leitura literária, permitindo a interpretação, e a compreensão de um mundo mais humanitário, além de se adquirir uma boa escrita através da leitura literária.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Desenvolver prática da leitura;

• Desenvolver habilidade interpretativa;

• Estimular a imaginação e entender como a língua está sujeita a mudanças.

 MATERIAL E MÉTODO

O primeiro momento será para esclarecer a importância do projeto, mostrando que há grandes proveitos intelectuais e emocionais para o uso do estilo literário em sala, o segundo momento será reservado para leituras e pesquisas, terceiro momento será para exposição dos contos produzidos pelos alunos, momento este que concluiremos o projeto com alguns comes e bebes, típicos de um chá da tarde, circunstância a qual elucida o tema do projeto.

HABILIDADES a serem desenvolvidas:

EF89LP33 Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis...

EF69LP51 Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.

COMPETÊNCIAS a serem desenvolvidas:

1.Conhecimento

Valorizar e utilizar os conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.

4. Comunicação

Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.

Cronograma de Atividades

    ATIVIDADES

 

MÊS/ANO

05/22

MÊS/ANO

06/22

MÊS/ANO

07/22

Leituras literárias

X

X

 

Levantamento Bibliográfico/Pesquisa

X

X

 

Elaboração do Projeto/Construção dos contos

 

X

X

Apresentação Final do Projeto

 

 

X

JUSTIFICATIVA DO LOCAL

Para a exposição do projeto precisaremos de uma sala ou um ambiente com espaço suficiente para decoração, pois a apresentação dos contos se dará com pequena encenação do enredo, espaço este que usaremos para os visitantes (coordenação e outros) se acomodarem para o momento da leitura e apresentação dos contos.

CONSIDERAÇÕES

Sabemos que não se aprende nossa história sem a abordagem cultural e literária, valorizando inclusive a memória afetiva, sendo essa abordagem uma ponte para o conhecimento e, para que isso aconteça é necessário expressar neste singelo projeto o pensar de Libâneo:

Para LIBÂNEO (1994, p. 65): “O professor tem a fazer é colocar o aluno em condições propícias para que, partindo de suas necessidades e estimulando os seus interesses, possa buscar por si mesmo conhecimentos e experiências”.

 Diante disso entendemos que atribuir aos alunos à liberdade para buscarem seus próprios conhecimentos através de desafios impostos, tornarão mais autônomos para buscar o proposto, quando lhes atribuído à liberdade de buscar o conhecimento assumirão o papel de liderança unindo a responsabilidade com o prazer de compartilhar o conhecimento adquirido com seus colegas.

Espera-se que ao fim do projeto tenha sido valioso para os alunos e a todos envolvidos, por estarem em contato com nossa cultura através de leituras literárias.

REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS

LIBÂNEO, José Carlos; Didática; São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção magistério. Série formação do professor).

AÇÕES DO PROJETO -  PRODUÇÕES - APRESENTAÇÕES










MENSAGEM DOS ALUNOS





Parabenizamos à profe Aline Ramos e aos seus alunos, pelo belíssimo trabalho!



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