ESCOLA MUNICIPAL “OLAVO BILAC”
Alunos:
8º Anos D e E/Matutino e Vespertino
Professora Orientadora:
O projeto Chá Literário justifica-se pela necessidade do ato de ler e
interpretar contos literários. Por meio dessas práticas, tornarem-se capazes de
construir a significação dos contos obtendo, desse modo, subsídios para assumir
o controle da própria leitura e posteriormente escrita.
O intuito desse projeto é comprovar que através da leitura é possível desenvolver habilidades para que os alunos se tornem leitores proficientes, isto é, receptores e assim, produtores de textos evidenciados com maior capacidade de raciocínio.
OBJETIVO GERAL
Aprofundar o conhecimento e a importância do trabalho da
leitura literária, permitindo a interpretação, e a compreensão de um mundo mais
humanitário, além de se adquirir uma boa escrita através da leitura literária.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Desenvolver prática da leitura;
• Desenvolver habilidade
interpretativa;
• Estimular a imaginação e entender
como a língua está sujeita a mudanças.
O primeiro momento será para esclarecer a importância do projeto, mostrando que há grandes proveitos intelectuais e emocionais para o uso do estilo literário em sala, o segundo momento será reservado para leituras e pesquisas, terceiro momento será para exposição dos contos produzidos pelos alunos, momento este que concluiremos o projeto com alguns comes e bebes, típicos de um chá da tarde, circunstância a qual elucida o tema do projeto.
HABILIDADES a serem desenvolvidas:
EF89LP33 Ler, de forma autônoma, e compreender – selecionando procedimentos e estratégias de leitura adequados a diferentes objetivos e levando em conta características dos gêneros e suportes – romances, contos contemporâneos, minicontos, fábulas contemporâneas, romances juvenis...
EF69LP51 Engajar-se ativamente nos processos de planejamento, textualização, revisão/ edição e reescrita, tendo em vista as restrições temáticas, composicionais e estilísticas dos textos pretendidos e as configurações da situação de produção – o leitor pretendido, o suporte, o contexto de circulação do texto, as finalidades etc. – e considerando a imaginação, a estesia e a verossimilhança próprias ao texto literário.
COMPETÊNCIAS a serem desenvolvidas:
1.Conhecimento
Valorizar e utilizar os
conhecimentos historicamente construídos sobre o mundo físico, social, cultural
e digital para entender e explicar a realidade, continuar aprendendo e
colaborar para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.
4. Comunicação
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos, além de produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Cronograma de Atividades
ATIVIDADES |
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MÊS/ANO
05/22 |
MÊS/ANO
06/22 |
MÊS/ANO
07/22 |
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Leituras
literárias |
X |
X |
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Levantamento
Bibliográfico/Pesquisa |
X |
X |
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Elaboração do
Projeto/Construção dos contos |
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X |
X |
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Apresentação Final
do Projeto |
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X |
JUSTIFICATIVA DO LOCAL
Para a exposição do projeto precisaremos de uma sala ou um ambiente com espaço suficiente para decoração, pois a apresentação dos contos se dará com pequena encenação do enredo, espaço este que usaremos para os visitantes (coordenação e outros) se acomodarem para o momento da leitura e apresentação dos contos.
CONSIDERAÇÕES
Sabemos que não
se aprende nossa história sem a abordagem cultural e literária, valorizando
inclusive a memória afetiva, sendo essa abordagem uma ponte para o conhecimento
e, para que isso aconteça é necessário expressar neste singelo projeto o pensar
de Libâneo:
Para LIBÂNEO
(1994, p. 65): “O professor tem a fazer é colocar o aluno em condições
propícias para que, partindo de suas necessidades e estimulando os seus
interesses, possa buscar por si mesmo conhecimentos e experiências”.
Diante disso entendemos que atribuir aos
alunos à liberdade para buscarem seus próprios conhecimentos através de
desafios impostos, tornarão mais autônomos para buscar o proposto, quando lhes atribuído
à liberdade de buscar o conhecimento assumirão o papel de liderança unindo a
responsabilidade com o prazer de compartilhar o conhecimento adquirido com seus
colegas.
Espera-se que ao
fim do projeto tenha sido valioso para os alunos e a todos envolvidos, por estarem
em contato com nossa cultura através de leituras literárias.
REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS
LIBÂNEO, José Carlos; Didática; São Paulo: Cortez, 1994. (Coleção
magistério. Série formação do professor).
AÇÕES DO PROJETO - PRODUÇÕES - APRESENTAÇÕES
MENSAGEM DOS ALUNOS
Parabenizamos à profe Aline Ramos e aos seus alunos, pelo belíssimo trabalho!
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