Página destinada aos trabalhos da professora Marta Regina,
com os alunos da Escola Olavo Bilac.
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ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO
FUNDAMENTAL OLAVO BILAC
Professora:
Marta Regina da Silva Costa
PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA:
ALIMENTANDO O CORPO E A MENTE
Lucas do Rio
Verde, 2022.
JUSTIFICATIVA
Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais
nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o
acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm
ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência, dificuldades
marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal,
dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas
dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares. Faz-se entanto
necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer
e requisito para emancipação social e promoção da cidadania.
A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares.
De um lado há o aumento nas fontes de pesquisa e uma crescente preferência pelo
construtivismo. De outro lado, vemos a grande dificuldade de nossos alunos em
compreender questões eliminatórias no vestibular onde só se obtêm êxito quem
tiver por hábito se atualizar através de jornais, revistas e livros. Desse modo,
a prática da leitura precisa ser incentivada em todas faixas etárias,
principalmente enquanto são crianças e adolescentes.
Através da leitura o
ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os
sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência.
Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os
conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. Neste sentido
pensamos ser dever de nossa instituição de ensino, juntamente com professores e
equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar
neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se
adquirir o hábito de ler.
O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave
para alcançar as competências necessárias parta uma vida de qualidade,
produtiva e com realização. Sabemos que, do hábito de leitura dependem outros
elos no processo da educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir,
resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se
perante às situações do seu cotidiano.
Com isso, espera-se que o projeto de incentivo à leitura
“ALIMENTANDO O CORPO E A MENTE”, vem de encontro com as necessidades dos nossos
alunos e dele surgirá alunos mais interessados ao ato de ler e consequentemente
em compreender os conteúdos ofertados em todas as outras disciplinas.
OBJETIVO GERAL
Contribuir
para que os estudantes ampliem seu universo de aprendizagem, simultaneamente no
mudo da leitura e escrita e nele atuem como indivíduos que exerçam sua
cidadania, compreenda criticamente as realidades sociais e nela atue
efetivamente.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Despertar o prazer da
leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;
• Envolver os alunos em
práticas de leitura e escrita individual e coletiva;
• Possibilitar o acesso aos
diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a
leitura e a escrita.
• Estimular o desejo de novas
leituras;
• Aprender a comunicação
através da fala e escuta;
• Possibilitar a vivência de
emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;
• Exercitar disciplina e
respeito;
• Estimular a leitura, escrita
e oralidade como ferramentas pedagógicas.
• Proporcionar ao indivíduo
através da leitura, a oportunidade de conhecimentos pessoais e culturais,
garantindo a sua formação crítica e emancipadora.
METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO
Esclarecimentos
sobre o projeto com a turma.
Iniciar, no dia da leitura na escola, através de algumas
ações de motivação sobre a importância do ato de ler. O cronograma para o dia
de leitura é pré-definido pela equipe pedagógica e professora, o qual ocorrerá
semanalmente, durante as aulas de leitura , sendo que anteriormente a ação a
escritora Solange Oliveira Santos será apresentada para a turma, onde fará uma
roda de conversa com os alunos, onde apresentará suas experiências, através de
um diálogo acolhedor explicará sobre a inspiração e sobre a confecção do seus
livros e consequentemente motivará os alunos e fará com que eles se sintam
capazes de descobrir um “mundo novo” a partir da leitura.
O projeto tem como tema principal a obra da professora e
escritora Solange Oliveira, “TINHA TUDO PARA DAR
ERRADO... MAS DEU CERTO!”, o qual aborda assuntos relevantes como bullying,
inclusão social, família e preconceito racial, dentre outros. Obras adicionais
que abordam esses assuntos também serão incluídas. A metodologia aplicada
acontecerá a partir do método cumbuca,
denominada também como sessão cumbuca. A turma será dividida por grupos de 4 a
6 alunos e em cada sessão faremos o sorteio do grupo que irá apresentar na
próxima aula. Esse texto/livro deverá ser lido e compreendido por todos até o
dia do encontro semanal e para consolidação faremos o “encontro” onde
acontecerá o sorteio de um aluno representante do grupo para conduzir as
discussões e abordar o assunto do capítulo/livro. Embora todos representantes
devem estar preparados para mediar as discussões. No decorrer de todo esse processo,
acontecerá a amostra de trabalhos escolares e a turma do 6ºA matutino estará
realizando trabalhos concretos para que outras pessoas terão oportunidade de
conhecer o trabalho.
Ao término do projeto serão disponibilizadas cestas básicas
para famílias carentes da cidade de Lucas do Rio Verde.
Os alimentos e
os livros serão adquiridos com o apoio de empresas locais e ao projeto “Amigos
da leitura” aqui do nosso município e também contará com o apoio de doações
alimentícias dos alunos que que tiverem disponibilidade para tal ação. Os
alimentos arrecadados serão organizados em um kit com o exemplar do livro. Cada
família receberá os
alimentos juntamente
com o livro, dessa forma acredita-se que estará
oportunizando às famílias
contempladas que “alimente o corpo e a mente”, haja vista que essa ação que vem
a contribuir para além de uma necessidade física.
AVALIAÇÃO
A avaliação é feita através de um processo contínuo e
pontualmente retomado para diagnosticar avanços e sanar as possíveis
dificuldades, considerando tudo aquilo que o aluno participar e produzir, a
leitura, a escrita... levando em conta as particularidades de cada aluno.
RECURSOS
Serão
disponibilizados para a realização do plano de ação a participação ativa dos
alunos, da colaboração da direção e de toda a equipe pedagógica. Recursos
materiais, acervos da biblioteca escolar, bem como o livro “Tinha tudo para dar
errado... mas deu certo”. Outras obras textos e fragmentos também serão
ofertados para a execução deste projeto.
CRONOGRAMA
ETAPAS |
MAR |
ABRIL |
MAIO |
JUN |
JUL |
AGO |
SET |
OUT |
NOV |
DEZ |
Elaboração do projeto |
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Explanação sobre as ações do projeto |
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Visita da escritora com a turma |
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Seleção dos textos e livros |
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Leituras e
consolidaç ão das leituras |
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Conclusão e ação e entrega das cestas básicas |
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FONTES DE PESQUISAS
BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 1988.
FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001.
GADOTTI, M. GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: prática da leitura de textos na escola. 2 ª ed, Cascavel: Assoeste, 1984.
SANTOS,
Solange Oliveira. Tinha tudo pra dar errado... mas deu certo – Tangará da
Serra: Editora Ideias, v. 1. 2015 e v.2, 2017.
https://entretantoeducacao.com.br/educacao/caminhos-para-desenvolver-ohabito-da-leitura/.
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/atualidades/leitura-experienciaconhecimento-qualidade-vida.
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Produções dos alunos 6º ano A:
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