Pular para o conteúdo principal

Professora Marta Regina - Escola Olavo Bilac

 Página destinada aos trabalhos da professora Marta Regina, 

com os alunos da Escola Olavo Bilac.


 *****************************************************************

 

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL OLAVO BILAC

 

 

Professora: Marta Regina da Silva Costa

 

 

 PROJETO DE INCENTIVO À LEITURA:  


ALIMENTANDO O CORPO E A MENTE

 

 

Lucas do Rio Verde, 2022.

 

JUSTIFICATIVA

 

Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do ato de ler. Aspectos como computadores, videogames, TV, o acesso restrito a leitura no núcleo familiar, e a falta de incentivo, têm ocasionado pouco interesse para leitura e por consequência, dificuldades marcantes que sentimos na escola: vocabulário precário, reduzido e informal, dificuldade de compreensão, erros ortográficos, poucas produções significativas dos alunos, conhecimentos restritos aos conteúdos escolares. Faz-se entanto necessário que a escola busque resgatar o valor da leitura, como ato de prazer e requisito para emancipação social e promoção da cidadania. 

A leitura nunca se fez tão necessária nos bancos escolares. De um lado há o aumento nas fontes de pesquisa e uma crescente preferência pelo construtivismo. De outro lado, vemos a grande dificuldade de nossos alunos em compreender questões eliminatórias no vestibular onde só se obtêm êxito quem tiver por hábito se atualizar através de jornais, revistas e livros. Desse modo, a prática da leitura precisa ser incentivada em todas faixas etárias, principalmente enquanto são crianças e adolescentes.  

 Através da leitura o ser humano consegue se transportar para o desconhecido, explorá-lo, decifrar os sentimentos e emoções que o cercam e acrescentar vida ao sabor da existência. Pode então, vivenciar experiências que propiciem e solidifiquem os conhecimentos significativos de seu processo de aprendizagem. Neste sentido pensamos ser dever de nossa instituição de ensino, juntamente com professores e equipe pedagógica propiciar aos nossos educandos momentos que possam despertar neles o gosto pela leitura, o amor ao livro, a consciência da importância de se adquirir o hábito de ler. 

O aluno deve perceber que a leitura é o instrumento chave para alcançar as competências necessárias parta uma vida de qualidade, produtiva e com realização. Sabemos que, do hábito de leitura dependem outros elos no processo da educação. Sem ler, o aluno não sabe pesquisar, resumir, resgatar a ideia principal do texto, analisar, criticar, julgar, posicionar-se perante às situações do seu cotidiano. 

Com isso, espera-se que o projeto de incentivo à leitura “ALIMENTANDO O CORPO E A MENTE”, vem de encontro com as necessidades dos nossos alunos e dele surgirá alunos mais interessados ao ato de ler e consequentemente em compreender os conteúdos ofertados em todas as outras disciplinas. 

  

OBJETIVO GERAL


Contribuir para que os estudantes ampliem seu universo de aprendizagem, simultaneamente no mudo da leitura e escrita e nele atuem como indivíduos que exerçam sua cidadania, compreenda criticamente as realidades sociais e nela atue efetivamente.

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

 

      Despertar o prazer da leitura e aguçar o potencial cognitivo e criativo do aluno;

      Envolver os alunos em práticas de leitura e escrita individual e coletiva;

      Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita.

      Estimular o desejo de novas leituras;

      Aprender a comunicação através da fala e escuta;

      Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação;

      Exercitar disciplina e respeito;

      Estimular a leitura, escrita e oralidade como ferramentas pedagógicas.

      Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de conhecimentos pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.

 

METODOLOGIA: PLANO DE AÇÃO


Esclarecimentos sobre o projeto com a turma.

Iniciar, no dia da leitura na escola, através de algumas ações de motivação sobre a importância do ato de ler. O cronograma para o dia de leitura é pré-definido pela equipe pedagógica e professora, o qual ocorrerá semanalmente, durante as aulas de leitura , sendo que anteriormente a ação a escritora Solange Oliveira Santos será apresentada para a turma, onde fará uma roda de conversa com os alunos, onde apresentará suas experiências, através de um diálogo acolhedor explicará sobre a inspiração e sobre a confecção do seus livros e consequentemente motivará os alunos e fará com que eles se sintam capazes de descobrir um “mundo novo” a partir da leitura. 

O projeto tem como tema principal a obra da professora e escritora Solange Oliveira, “TINHA TUDO PARA DAR ERRADO... MAS DEU CERTO!”, o qual aborda assuntos relevantes como bullying, inclusão social, família e preconceito racial, dentre outros. Obras adicionais que abordam esses assuntos também serão incluídas. A metodologia aplicada acontecerá a partir do método cumbuca, denominada também como sessão cumbuca. A turma será dividida por grupos de 4 a 6 alunos e em cada sessão faremos o sorteio do grupo que irá apresentar na próxima aula. Esse texto/livro deverá ser lido e compreendido por todos até o dia do encontro semanal e para consolidação faremos o “encontro” onde acontecerá o sorteio de um aluno representante do grupo para conduzir as discussões e abordar o assunto do capítulo/livro. Embora todos representantes devem estar preparados para mediar as discussões. No decorrer de todo esse processo, acontecerá a amostra de trabalhos escolares e a turma do 6ºA matutino estará realizando trabalhos concretos para que outras pessoas terão oportunidade de conhecer o trabalho.

Ao término do projeto serão disponibilizadas cestas básicas para famílias carentes da cidade de Lucas do Rio Verde. Os alimentos e os livros serão adquiridos com o apoio de empresas locais e ao projeto “Amigos da leitura” aqui do nosso município e também contará com o apoio de doações alimentícias dos alunos que que tiverem disponibilidade para tal ação. Os alimentos arrecadados serão organizados em um kit com o exemplar do livro. Cada família receberá os

 alimentos juntamente com o livro, dessa forma acredita-se que estará   oportunizando às famílias contempladas que “alimente o corpo e a mente”, haja vista que essa ação que vem a contribuir para além de uma necessidade física. 

 

AVALIAÇÃO


A avaliação é feita através de um processo contínuo e pontualmente retomado para diagnosticar avanços e sanar as possíveis dificuldades, considerando tudo aquilo que o aluno participar e produzir, a leitura, a escrita... levando em conta as particularidades de cada aluno.  

 

RECURSOS


Serão disponibilizados para a realização do plano de ação a participação ativa dos alunos, da colaboração da direção e de toda a equipe pedagógica. Recursos materiais, acervos da biblioteca escolar, bem como o livro “Tinha tudo para dar errado... mas deu certo”. Outras obras textos e fragmentos também serão ofertados para a execução deste projeto.  

 

CRONOGRAMA 

 

ETAPAS 

 

 

MAR

 

ABRIL

 

MAIO

 

JUN

 

JUL

 

AGO

 

SET

 

OUT

 

NOV

 

DEZ

Elaboração do projeto

 

x

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Explanação sobre as ações do projeto 

 

 

x

 

 

 

 

 

 

 

 

Visita da

escritora

com      a

turma

 

 

 

x

 

 

 

 

 

 

 

Seleção dos textos e livros 

 

 

 

 

x

 

 

 

 

 

 

Leituras           e consolidaç

ão      das

leituras 

 

 

 

x

 

x

 

x

 

x

 

x

 

x

 

x

 

Conclusão e ação e entrega das cestas básicas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

x



FONTES DE PESQUISAS

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Ática, 1988.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 41ª ed, São Paulo: Cortez, 2001. 

GADOTTI, M. GERALDI, J. W. O texto na sala de aula: prática da leitura de textos na escola. 2 ª ed, Cascavel: Assoeste, 1984.

SANTOS, Solange Oliveira. Tinha tudo pra dar errado... mas deu certo – Tangará da Serra: Editora Ideias, v. 1. 2015 e v.2, 2017.

https://entretantoeducacao.com.br/educacao/caminhos-para-desenvolver-ohabito-da-leitura/.

https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/atualidades/leitura-experienciaconhecimento-qualidade-vida.


*********************************************************


Produções dos alunos 6º ano A:


















“Leitura, antes de mais nada é estímulo, é exemplo.” (Ruth Rocha)




    ***********************************************

Mais uma etapa do desenvolvimento do projeto de incentivo à leitura com a turma 6° ano A. 
Roda de conversa com a escritora Solange de Oliveira e entrega das doações dos livros 
O projeto "ALIMENTANDO O CORPO E A MENTE" vem sendo trabalhado, alinhado às práticas de linguagem da BNCC,  a partir da metodologia Sessão Cumbuca.










Livro : TINHA TUDO PARA DAR ERRADO...MAS  DEU CERTO 
(livro voltado para adolescentes, onde são tratados assuntos de extrema importância para essa faixa etária)

"Apesar dos momentos de sofrimento e medo, a jovem utiliza obstáculos como degraus para novas conquistas. Esta história nos remete há vários temas, como abuso sexual, pedofilia, namoro na adolescência, escolha profissional e outros, dando ênfase às escolhas e à importância da escola como alicerce para suas conquistas. Com calma e persistência, a menina trilhou um caminho distinto para novas vitórias."

************************************************

Outubro de 2022

Mais uma etapa do Projeto de Incentivo à Leitura concluída.


"A educação é um processo pelo qual se adquire conhecimento permitindo sermos socializados, onde se é possível aprender, está ligada a instrução moral e intelectual do indivíduo, evidenciando assim como a vida escolar faz parte fundamental, na formação intelectual da criança".








"O ato de ler pode ser um ato prazeroso e divertido, e ao mesmo tempo ajuda a formar leitores conscientes e atualizados. Dessa maneira, o aluno passa a enxergar o LER, como um ampliador de horizontes".

Parabéns a todos! Viva a Leitura!




@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@


Mais uma etapa concluída do projeto de Incentivo à Leitura 
ALIMENTANDO O CORPO E A  MENTE
Turma: 6°A

Trabalhar com atividades de leitura em sala de aula é um recurso vital para o pleno desenvolvimento do aluno. Isso porque, quando lemos, adquirimos a habilidade de interpretar textos, enriquecemos o nosso vocabulário, melhoramos as nossas capacidades cognitivas e, assim, conseguimos ter uma visão crítica e de argumentação sobre o mundo.





































*************************************************************








Comentários