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Professora Bárbara - Escola Olavo Bilac

 


Página destinada aos trabalhos da professora Babi, na Escola Olavo Bilac.

Palavra de todos os dias: Gratidão! Que possamos sempre trilhar os caminhos da educação com alegria e gratidão.

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."

Planejamento de História     

Professora:  Bárbara A. Bazanella

Série: 7ºs anos

Data: 01/05 até 31/05

Unidade Temática

- As civilizações da América 

Objetos de Conhecimento

- Saberes dos povos pré-colombianos expressos na cultura material e imaterial.

- A estruturação dos vice-reinos nas Américas.

- As lógicas mercantis e o domínio europeu sobre os mares e o contraponto oriental.

Habilidades

EF07HI03, EF07HI12, EF07HI14

Metodologia

- Fazer introdução trabalhando alguns conceitos e ressignificando-os, como por exemplo: Termo correto “Povos indígenas” e não “índios”. “Povos da América” e não “Povos pré-colombianos”, etc... Falar sobre as diferenças dos diversos povos indígenas da América e do Brasil.

- Formar grupos de apresentação sobre os seguintes temas: Maias, Incas, Astecas e Povos do Brasil.

- Passar alguns vídeos sobre cada povo.

- Produção em duplas de mandalas temáticas sobre os povos da América: Cada dupla deverá escolher um povo estudado e criar uma mandala que contenha características do mesmo. Após a conclusão, expor e apresentar sua arte para a turma.

Objetivo:

Além de estimular o interesse pela cultura dos povos nativos da América (afinal, percebo que geralmente as civilizações europeias são mais exaltadas pela história, e senti de dar um foco maior para as civilizações do nosso continente que também são incríveis), desenvolver também a pesquisa e a criatividade através da criação de mandalas, que são desenhos que se originam a partir de um centro, se expandindo para seu entorno. Estudos afirmam que as mandalas atuam no nosso cérebro trazendo harmonia, bem estar, ajudando na redução da ansiedade, e auxiliando na conexão com nosso próprio centro, que é o nosso interior.

Recursos Didáticos 

Textos, imagens, vídeos, livro didático, papel sulfite...

Produções dos alunos







































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Terapia Ocupacional 

ARTETERAPIA COM MANDALAS


CONTRIBUIÇÕES ESPAÇO DO EDUCADOR 07/07

MANDALAS

A INFLUÊNCIA DAS CORES 

MOVIMENTOS CORPORAIS: 
SENSAÇÕES, RESPIRAÇÃO, CONTROLE DAS EMOÇÕES






ATIVIDADES COM ALUNOS GRÊMIO ESTUDANTIL
PROJETO VIDAS  14/07





                                             ESPAÇO DO EDUCADOR 07/07

Mantras

Chakras

Meditação

Respiração

Pontos vitais

O Corpo e a mente são fortemente influenciados por sua energia interior e pela energia dos outros. Esses centros de energia, chakras, determinam como você se sente: Feliz e entusiasmado ou cansado e triste. Alinhar o chakra, para que fiquem perfeitamente equilibrados e sintonizados, é importante para obter uma vida feliz e tranquila. 

O que são os chakras

Os chakras são um conceito pertencente às tradições indianas. Chakra é uma palavra em sânscrito que significa roda, círculo ou até vórtice e são considerados centros de energia que servem para absorver a energia vital (prana), distribuí-la no indivíduo (no corpo, na mente e no espírito) e liberá-la para o exterior.

Às vezes, eles também são chamados Padma, que significa lótus; na verdade, cada um é representado por uma flor de lótus com pétalas diferentes. Esses verdadeiros turbilhões de energia agem como um elo entre a mente, o corpo e o espírito, influenciando significativamente as emoções, o comportamento, o aprendizado, a comunicação e muitos outros aspectos.

Esses centros podem ser abertos ou fechados. Se um chakra é equilibrado, a energia é capaz de fluir livremente nessa área, mas se for fechado, a energia é incapaz de circular. Quando um chakra é bloqueado podem surgir desequilíbrios que se manifestam mental, física e emocionalmente ou de outras maneiras.

Por esse motivo, é importante que funcionem bem e que não haja desequilíbrios nesses centros.

Os chakras são sete e cada um está associado a um elemento. Eles são organizados ao longo de uma hierarquia evolutiva das necessidades humanas, começando com o instinto de sobrevivência e evoluindo em direção à transformação espiritual. Mas ao longo da jornada, o ser humano encontrou outras necessidades, como procriação, socialização, altruísmo, comunicação e intuição.

A história dos 7 chakras

Os chakras sempre foram ligados à história do yoga, e as primeiras citações desses centros de energia podem ser encontradas nos Vedas, que são os escritos mais antigos da tradição indiana. Esses manuscritos, por sua vez, derivam de uma tradição oral que foi trazida para a Índia por uma tribo indo-européia que invadiu a Índia no segundo milênio a.C.

Dizem que eles invadiram a Índia a bordo dos coqueiros e que o termo “chakra” se referiria às rodas desses coqueiros. Depois dos Vedas, é possível encontrar referências aos chakras nos Upanishads. Esses também são ensinamentos que foram transmitidos de mestre a discípulo, quando foram então escritos.

Mais tarde, encontramos referência aos chakras no Yoga Sutras de Patanjali, um dos textos clássicos do yoga, que foi escrito por volta de 200 a.C. Finalmente, graças à tradição tântrica, composta por muitos ramos filosóficos, os chakras se tornaram um sistema integral real da filosofia do yoga que foi transmitida oralmente, do mestre ao discípulo, quando foi escrito e chegou até nós.

Alinhar os chakras pode ajudar no equilíbrio geral

Os chakras representam todo o ser: físico, espiritual e emocional. Por esse motivo, eles fornecem os meios pelos quais  pode alcançar um equilíbrio geral em sua vida. Dedicando um pouco de tempo para visualizar e apoiar ativamente cada um de seus chakras, você ajuda a melhorar cada área de si mesmo. Dedicando alguns minutos todos os dias para focar sua consciência em cada um dos sete chakras, você promove sutilmente, mas seguramente, os atributos que ele representa.

Fonte: https://yogateria.com.br/os-7-chakras/




Produções dos professores

Parabéns a todos! Belíssimos trabalhos!

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