PROJETO ESPAÇO DO EDUCADOR
Espaço de reflexões e construção de saberes
LUCAS DO RIO VERDE, 06 DE MAIO DE 2022
1. Identificação:
Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac
Direção: Márcio Torres de Almeida
Coordenação Pedagógica: Edivani Aparecida Kujawa, Luziane Aparecida Ribeiro, Rosinei da Cruz Carvalho
Etapa e Fase/Segmento: Educação Fundamental II
Público Alvo: Profissionais da Educação
Carga Horária: 40 horas (28 horas presenciais e 12 horas para trabalho pessoal)
2. Justificativa:
O “Projeto Espaço do Educador”, justifica-se pelo objetivo central
de proporcionar formação
continuada aos docentes,
voltada às novas temáticas e tendências
pedagógicas contextualizadas às novas propostas e diretrizes do Estado de Mato Grosso; com vistas ao fomento de
novas competências e habilidades que contemplam o atual
cenário educacional e seus
respectivos sujeitos.
Também para a promoção e o levantamento acerca das orientações básicas sobre responsabilidades sociais e atos de cidadania, fomentando alternativas e intervenções para que os docentes possam desenvolver em sala de aula, conceitos necessários para o pleno desenvolvimento dos alunos, métodos e técnicas de ensino voltadas a propiciar oportunidades para que os educandos percebam, comparem, selecionem, classifiquem, definam, critiquem, isto é, que elaborem por si os frutos de sua aprendizagem, já que é no dia a dia escolar que crianças e jovens, enquanto atores sociais, têm acesso a diferentes conteúdos curriculares, os quais devem ser organizados de forma a efetivar a aprendizagem de maneira significativa.
A educação tem nesse cenário, papel
fundamental, sendo a escola o espaço no qual deve favorecer, a todos os cidadãos, o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de competências, ou seja, a possibilidade de apreensão do conhecimento
historicamente produzido pela humanidade e de sua utilização no exercício
efetivo da cidadania.
Para proporcionar uma educação de
qualidade é necessário que a escola entenda
cada indivíduo como um ser único, pertencente a um contexto social e familiar que condiciona formas diferentes
de viver, pensar e aprender. Sendo assim achamos
necessário obter espaço para refletir sobre a realidade em que o nosso educando
e sua família está inserida,
ou seja, tudo o que contribui para a situação
de aprendizagem em que se encontram.
Acreditando também que para construir uma sociedade melhor, mais justa e menos violenta é que tomamos por iniciativa nos reunirmos para uma Roda de Conversa, colocar-se no lugar do outro, gerenciar seus pensamentos, desenvolver a consciência crítica, adquirir a resiliência as intempéries sociais, elaborar sonhos e projetos de vida para assim enriquecer a autoestima, confiança, segurança, tolerância, solidariedade, perseverança e autocontrole dos nossos alunos em suas emoções, assim exige se uma postura ativa de nossa atuação de forma a favorecer o pleno desenvolvimento da criança, em uma etapa tão complexa da vida, marcada por tantas informações.
3. Objetivos:
Objetivo Geral
Contribuir para uma prática
pedagógica que contemple
as novas competências que se requer na atualidade, em especial às novas diretrizes
curriculares; uma formação que
proporcione o bom desenvolvimento das relações interpessoais entre os membros da comunidade escolar; alunos, professores, funcionários e monitores.
Objetivos Específicos
· Promover estudos acerca das novas Diretrizes Curriculares para o município de Lucas do Rio Verde, bem como para o estado de Mato Grosso, contemplando currículo, avaliação, novos sujeitos e práticas pedagógicas;
· Sensibilizar de forma crescente, o público-alvo do Projeto Espaço do Educador na escola, para que queiram melhorar suas perspectivas e atuações.
· Trabalhar para instaurar na sala de aula público alvo do Projeto um ambiente de alegria, satisfação e confiança para que se estabeleça um clima descontraído, evitando os temores, frustrações e aflições.
· Investigar de que maneira os profissionais da educação buscam a participação, integração e o progresso de aprendizagem de todos os alunos.
·
Questionar, discutir e refletir sobre as práticas
pedagógicas.
·
Compreender o papel
da Educação em seu contexto
histórico e atual.
· Promover a realização de oficinas.
· Promover encontros para roda de conversa com profissionais que atuam indiretamente, no contexto educacional.
· Contribuir para o desenvolvimento de novas competências docentes.
4. Metodologia:
Apresentação do trabalho acontecerá com
recursos tecnológicos Multimídia em vídeos
e slides nas dependências da Instituição, tendo a carga horária total de 40 horas,
sendo de 28h (presencial) e 12h (trabalho pessoal), compreendendo estudos de textos complementares referentes aos assuntos
tratados durante a formação.
Aproveitaremos do diálogo e reflexão para compreensão e solução dos assuntos
tratados no decorrer do ano durante o “Projeto Espaço do Educador”, buscando
apoio da Equipe Gestora Escolar.
No referido projeto estudaremos as
novas Diretrizes Curriculares para o estado
de Mato Grosso, contemplando currículo, avaliação, novos sujeitos e práticas pedagógicas; “refletir sobre a Educação Inclusiva
e as novas Adaptações Curriculares que se requer no atual cenário, bem como seus avanços e
desafios”, analisando alguns componentes imprescindíveis na construção de uma educação
de qualidade.
Analisando os conceitos didáticos teremos
por finalidade promover
um estudo sobre
o compromisso com o desenvolvimento do processo ensino – aprendizagem na educação
inclusiva, e sanar alguns anseios, dúvidas e dificuldades em detectar e desenvolver um trabalho pedagógico
adequado e eficiente aos nossos alunos da Educação Especial.
Para êxito no trabalho, o embasamento
teórico a partir da Lei de Diretrizes e Bases
da Educação nacional – lei 9394/96 que apresentou-nos a requisição de recursos pedagógicos e metodologias educacionais específicas e adaptadas para que os alunos possam
apropriar-se dos conhecimentos oferecidos pela escola,
bem como analises da Convenção da Guatemala
(1999), promulgada no Brasil pelo Decreto nº
3.956/2001, onde afirma que as pessoas com deficiência têm os mesmos
direitos humanos e liberdades fundamentais que as demais pessoas.
Assim,
a nossa formação,
instigou conceitos referentes à Educação Inclusiva, quais são os desafios e importância no desenvolvimento pessoal
e social do ser humano. No ensejo apresentaremos breve descrição sobre a importância das adaptações curriculares e as demais ferramentas para a inclusão, já que do ponto de vista
do desenvolvimento da criança, a ludicidade traz vantagens sociais, cognitivas e afetivas, ajudando-as no seu desenvolvimento em relação à sociedade (QUEIROZ,
2006).
A Lei LDBEN 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional
9394, de 20 de dezembro
de 1996) veio para estabelecer direito a educação
a todos, mesmo
que possuam necessidades educacionais especiais. Mesmo que seja um desafio
para as escolas e seus
governantes proporcionar tal feito está acontecendo em alguns estados.
Desse modo os objetivos estão
enunciados em conhecer e compreender o papel do professor nas escolas diante da inclusão
escolar, onde os seus desdobramentos conceituais estão sendo
vista, na atualidade, como um movimento de novas buscas e conhecimentos para as dificuldades de aprendizagem, pois se faz necessário descobrir
o que pode ser útil para o cotidiano e para a vida inclusiva.
5. Custos:
Perfazem os custos para a execução da ação, a impressão dos materiais dos encontros e os materiais para as oficinas.
6. Certificação:
40 horas (28h-presencial/12h-trabalho pessoal)
7. Acompanhamento e Avaliação do Projeto:
O acompanhamento e a avaliação do
projeto ficarão a cargo da Coordenação Pedagógica, em parceria com a gestão e
professores colaboradores.
Lembrando que, a inclusão significa
transformação da prática pedagógica: relações interpessoais positivas, interação e sintonia professor-aluno, família- professor, professor
comunidade escolar e compromisso com o desempenho acadêmico.
Portanto, nossa avaliação terá como
função analisar e refletir junto com os profissionais
da educação ações e reações que de maneira direta ou indireta têm interferido no processo ensino
aprendizagem de todo alunado da nossa comunidade escolar.
Como
a avaliação não se restringe
ao julgamento sobre sucessos ou fracassos,
e é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a
intervenção pedagógica, ela acontecerá de forma sistemática e através de diálogos compartilhados com o
grupo.
8. CRONOGRAMA
CRONOGRAMA ESPAÇO DO EDUCADOR OLAVO BILAC 2022
ANEXO I – Parte A – Quartas – Vespertino
CARGA HORÁRIA DA FORMAÇÃO
CONTINUADA |
||||
Dia/Mês 2022 |
CH Total |
Tema/Assunto |
Formador/ Palestrante/ Oficineiro |
|
CH |
T P |
|||
11/05 |
02 |
|
METODOLOGIAS ATIVAS |
Coordenação |
18/05 |
02 |
- |
DIMENSÕES E
DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC |
Coordenação |
25/05 |
02 |
02 |
DRC LUCAS DO RIO
VERDE |
Coordenação |
01/06 |
02 |
|
OFICINA I – TERAPIA OCUPACIONAL |
Coordenação /Professores |
08/06 |
02 |
02 |
O CURRÍCULO EM MATO GROSSO |
Coordenação |
15/06 |
02 |
|
OFICINA II – TERAPIA OCUPACIONAL |
Coordenação /Professores/ |
22/06 |
02 |
02 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – DIGNIDADE HUMANA – UMA QUESTÃO DE DIREITOS |
Coordenação |
29/06 |
02 |
|
OFICINA III –
TERAPIA OCUPACIONAL |
Coordenação /Professores/ |
06/07 |
02 |
02 |
DESENVOLVIMENTO INTEGRAL. COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
Coordenação |
13/07 |
02 |
02 |
AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES, FUNÇÕES, INSTRUMENTOS/ ESTRATÉGIAS |
Coordenação |
20/07 |
02 |
|
OFICINA V – TERAPIA OCUPACIONAL |
Coordenação /Professores/ |
17/08 |
02 |
02 |
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Coordenação |
24/08 |
02 |
- |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS |
Coordenação |
31/08 |
02 |
- |
SOCIALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO. |
Coordenação |
Total geral |
40h |
|
|
C.H Carga Horaria Presencial – T.P Trabalho Pessoal
ANEXO I – Parte B – Quintas – Matutino
CARGA HORÁRIA DA FORMAÇÃO
CONTINUADA |
||||
Dia/Mês 2022 |
CH Total |
Tema/Assunto |
Formador/ Palestrante/ Oficineiro |
|
CH |
T P |
|||
12/05 |
02 |
|
METODOLOGIAS ATIVAS |
Coordenação |
19/05 |
02 |
- |
DIMENSÕES E
DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC |
Coordenação |
26/05 |
02 |
02 |
DRC LUCAS
DO RIO VERDE |
Coordenação |
02/06 |
02 |
|
OFICINA I – TERAPIA OCUPACIONAL |
Coordenação /Professores |
09/06 |
02 |
02 |
O CURRÍCULO EM MATO GROSSO |
Coordenação |
16/06 |
02 |
|
OFICINA II –
TERAPIA OCUPACIONAL |
Coordenação /Professores/ |
23/06 |
02 |
02 |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS – DIGNIDADE HUMANA – UMA QUESTÃO DE DIREITOS |
Coordenação |
30/06 |
02 |
|
OFICINA III – TERAPIA OCUPACIONAL |
Coordenação /Professores/ |
07/07 |
02 |
02 |
DESENVOLVIMENTO INTEGRAL. COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS |
Coordenação |
14/07 |
02 |
02 |
AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES, FUNÇÕES, INSTRUMENTOS/ ESTRATÉGIAS |
Coordenação |
21/07 |
02 |
|
OFICINA V – TERAPIA OCUPACIONAL |
Coordenação /Professores/ |
18/08 |
02 |
02 |
A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA |
Coordenação |
25/08 |
02 |
- |
EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS |
Coordenação |
01/09 |
02 |
- |
SOCIALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO. |
Coordenação |
Total geral |
40h |
|
|
9. Referências:
AUSUBEL, D. e NOVAK, A. Psicologia educacional. 3ª ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Portal de ajudas técnicas para a educação: equipamento e material pedagógico para a educação, capacitação e recreação para a pessoa com deficiência física - recursos pedagógicos adaptados. Brasília: MEC/SEESP, 2006.
DRC. Documento de Referência Curricular para a Rede Municipal de Lucas do Rio Verde/MT: Ensino Fundamental – Lucas do Rio Verde, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação. 2019.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa Editora Paz e Terra. Coleção Saberes. 1996 36ª Edição.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Editora Moderna, 2003.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado - Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado - Aspectos Legais e Orientações Pedagógicas. Brasília: SEESP/MEC, 2007.
SALTINI, C. J. P. Afetividade e inteligência. Rio de Janeiro: DP &A, 1999.
DRC-MT: DOCUMENTO
DE REFERÊNCIA CURRICULAR
PARA MATO GROSSO – ANOS
FINAIS
https://drive.google.com/file/d/1pSppruO-tS9-puiU-IL01llcavKCJye5/view
DRC-MT: DOCUMENTO
DE REFERÊNCIA CURRICULAR
PARA MATO GROSSO – EDUCAÇÃO BÁSICA
https://drive.google.com/file/d/12IdfeadygzgIyA2FnyYB0tpHZiYSJw9p/view
ESCOLA MUNICIPAL DE
ENSINO FUNDAMENTAL OLAVO BILAC
ESPAÇO DO EDUCADOR
2022
PAUTA: VESPERTINO -
11/05/ MATUTINO - 12/05
Vídeo: Blog “Profissão Professor”
Leitura compartilhada inicial para
reflexão do dia:
O poder transformador dos docentes
inspiradores do professor José Moran, texto disponível em:
Texto para estudo:
(Leitura em pequenos agrupamentos, para
posterior discussão e considerações ao grande grupo).
Texto: IMPORTÂNCIA E O PAPEL DAS METODOLOGIAS ATIVAS
DE APRENDIZAGEM. OS NOVOS PARADIGMAS PEDAGÓGICOS EDUCACIONAIS.
Grupo 1:
1.1 O Paradigma Pedagógico da
Instrução: educar como sinônimo de ensinar
1.2 O Paradigma Pedagógico da
Aprendizagem: ensinar é promover o desenvolvimento de competências relacionais
e cognitivas
Grupo 2:
1.3
O
Paradigma Pedagógico da Comunicação: ensinar é contribuir para a aprendizagem
dos alunos no seio de uma comunidade de aprendizagem
Grupo 3:
2
METODOLOGIAS
ATIVAS DE APRENDIZAGEM (2.1 Alguns procedimentos didáticos; 2.1.1 Inverter a
forma de ensinar)
Grupo 4:
2.1.2 Aprendizagem baseada em
problemas
2.1.3 Aprendizagem baseada em
projetos
Texto na íntegra disponível em:
Atividade assíncrona, para socialização
no próximo encontro:
"Qual o futuro da escola do Presente?"
do professor José Moram
https://www.youtube.com/watch?v=tWMQPZTXAa8&feature=youtu.be
Qual o Futuro da Escola do Presente? Com José Moram - YouTube Aula 03 - Por que a comunicação é a chave do sucesso no ERE, e como
fazer isso da melhor forma? - Duration: 1:00:09. Moonshot Educação 12,263
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2ª SEMANA:
ESCOLA MUNICIPAL DE
ENSINO FUNDAMENTAL OLAVO BILAC
ESPAÇO DO EDUCADOR 2022
PAUTA: VESPERTINO - 18/05/ MATUTINO - 19/05
TEMA: DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC
Leitura Compartilhada: A BNCC E AS
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS
Existem vários estudos que classificam e nomeiam as competências socioemocionais. O modelo chamado Cinco Grandes Fatores, baseado em evidências e que reúne mais de 60 anos de pesquisa, deu origem ao modelo conceitual das cinco Macrocompetências. Ele é composto por cinco grupos de competências subdivididos em 17 competências socioemocionais que são maleáveis e possíveis de serem desenvolvidas no contexto escolar. Elas dizem respeito a relacionar-se consigo mesmo, relacionar-se com os outros, estabelecer objetivos e tomar decisões e ter abertura para lidar com situações adversas ou novas.
Esse modelo traz de forma objetiva
aspectos do funcionamento humano, sem, contudo, deixar de considerar a sua
diversidade e especificidade. Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular
(BNCC) no final de 2017, o compromisso da educação com o desenvolvimento pleno
dos estudantes foi novamente reforçado. Para isso, a Base, em suas 10
Competências Gerais, articula os conteúdos das áreas do conhecimento ao
desenvolvimento de competências e habilidades, incluindo as socioemocionais.
2ª parte: Texto para estudos coletivos
COMPETÊNCIAS GERAIS
DA BNCC
1.
Conhecimento – pg 3
2.
Pensamento científico, crítico e
criativo – pg 9
3.
Repertório cultural – pg 19
4.
Comunicação – pg 26
5.
Cultura Digital – pg 31
6.
Trabalho e projeto de vida – pg 39
7.
Argumentação – pg 46
8.
Autoconhecimento e autocuidado – pg 52
9.
Empatia e cooperação – pg 58
10.Responsabilidade e cidadania – pg 65
Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC
Texto disponível na íntegra pelo link:
3ª SEMANA:
ESCOLA MUNICIPAL DE
ENSINO FUNDAMENTAL OLAVO BILAC
ESPAÇO DO EDUCADOR
2022
PAUTA: MATUTINO - 26/05
TEMA: DRC – LUCAS DO RIO VERDE – MATO GROSSO
1.1. Socialização do encontro anterior – BNCC – Dimensões e Competências;
1.2.
Leitura Compartilhada:
2ª parte: Texto para estudos coletivos: DRC/LRV-MT - DOCUMENTO DE REFERÊNCIA CURRICULAR PARA O MUNICÍPIO DE LUCAS DO RIO VERDE/MATO GROSSO
Grupo 1
DRC/LRV Língua
Portuguesa – 6º, 7º, 8º, 9º
https://drive.google.com/drive/folders/1kpBK8nRzx6L_N2VzpPSOijv7SUuK0F0a?usp=sharing
Grupo 2
DRC/LRV Ciências – 6º,
7º, 8º, 9º
https://drive.google.com/drive/folders/1lDwfTaaLWV8lZvOracyY_Jl-7oFkXBWX?usp=sharing
Grupo 3
DRC/LRV História – 6º,
7º, 8º, 9º
https://drive.google.com/drive/folders/1qVUovZRxfrox-xa59Do37naDJEqlAs4Y?usp=sharing
Grupo 4
DRC/LRV Língua
Inglesa – 6º, 7º, 8º, 9º
https://drive.google.com/drive/folders/1pgYP98Mzu2LbwcosBj29ePNqNHDl6VJf?usp=sharing
Texto na íntegra, disponível
em:
https://drive.google.com/drive/folders/1fOnBExUNa3ydwou10q7zxmynjOybOnB3?usp=sharing
Que possamos seguir juntos fazendo o nosso melhor, sempre!
___________________________________________________
4ª SEMANA:
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL OLAVO BILAC
ESPAÇO DO EDUCADOR 2022
PAUTA: MATUTINO - 26/05
TEMA: DRC – LUCAS DO RIO VERDE – MATO GROSSO
Atividade disponível em:
https://padlet.com/malubrizolla/6g1injkemihv0d46
https://padlet.com/malubrizolla/6g1injkemihv0d46
O que é um Padlet? Veja como usar essa ferramenta virtual
O Padlet é uma ferramenta online que permite a criação de um mural ou quadro virtual dinâmico e interativo para registrar, guardar e partilhar conteúdos multimídia. Funciona como uma folha de papel, onde se pode inserir qualquer tipo de conteúdo (texto, imagens, vídeo, hiperlinks) juntamente com outras pessoas.
É possível utilizar o Padlet nos navegadores do PC. A ferramenta possui extensão para o Google Chrome, que faz download do aplicativo na área de trabalho do computador. Além disso, você pode baixar o app no Kindle e em celulares Android e iPhone (iOS), o que facilita acessar aos quadros a qualquer momento. Confira, a seguir, como funciona o Padlet e o passo a passo para utilizar a ferramenta.
Como funciona
O Padlet funciona como um organizador virtual de tarefas. A plataforma permite criar quadros com formatos diferentes e que podem ser alterados a qualquer momento. É possível utilizar modelos de mural, tela, lista, grade, conversa, mapa e linha do tempo. Além disso, o Padlet está disponível em 26 idiomas diferentes, incluindo o português.
Siga o passo a passo do Tutorial, disponível em:
https://inovaeh.sead.ufscar.br/wp-content/uploads/2019/04/Tutorial-Padlet.pdf
ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL OLAVO BILAC
ESPAÇO DO EDUCADOR 2022
Terapia Ocupacional: MANDALAS
Professora Bárbara
Junho/2022
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ESCOLA MUNICIPAL DE
ENSINO FUNDAMENTAL OLAVO BILAC
ESPAÇO DO EDUCADOR
2022
PAUTA: 18/08
TEMA: AVALIAÇÃO (DRC/MT)
ETAPA 1: momento
síncrono, leitura do texto:
CONCEPÇÕES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA – DOCUMENTO DE REFERÊNCIA CURRICULAR PARA MATO GROSSO (DRC/MT): Avaliação para a Aprendizagem: Concepções, Funções, Instrumentos/ Estratégias:
ü Função Diagnóstica da
Avaliação;
ü Função Formativa da
Avaliação;
ü Função Somativa da
Avaliação;
ü O Uso da Avaliação;
ü Avaliação Formativa
do Processo de Aprendizagem Ativa no Contexto da Taxonomia de Bloom;
ETAPA 2: momento
assíncrono, postagem de uma síntese das leituras do encontro, no Padlet da
formação.
Disponível em:
https://padlet.com/olavobilaclrvmt/6dsvs262lxpk3nhm
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