Pular para o conteúdo principal

ESPAÇO DO EDUCADOR OLAVO BILAC 2022


 

 

 

 


               PROJETO ESPAÇO DO EDUCADOR

Espaço de reflexões e construção de saberes


LUCAS DO RIO VERDE, 06 DE MAIO DE 2022

1.   Identificação:

Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac

Direção: Márcio Torres de Almeida

Coordenação Pedagógica: Edivani Aparecida Kujawa, Luziane Aparecida Ribeiro,  Rosinei da Cruz Carvalho

Etapa e Fase/Segmento: Educação Fundamental II

Público Alvo: Profissionais da Educação

Carga Horária: 40 horas (28 horas presenciais e 12 horas para trabalho pessoal)

2.   Justificativa:

O Projeto Espaço do Educador”, justifica-se pelo objetivo central de proporcionar formação continuada aos docentes, voltada às novas temáticas e tendências pedagógicas contextualizadas às novas propostas e diretrizes do Estado de Mato Grosso; com vistas ao fomento de novas competências e habilidades que contemplam o atual cenário educacional e seus respectivos sujeitos.

Também para a promoção e o levantamento acerca das orientações básicas sobre responsabilidades sociais e atos de cidadania, fomentando alternativas e intervenções para que os docentes possam desenvolver em sala de aula, conceitos necessários para o pleno desenvolvimento dos alunos, métodos e técnicas de ensino voltadas a propiciar oportunidades para que os educandos percebam, comparem, selecionem, classifiquem, definam, critiquem, isto é, que elaborem por si os frutos de sua aprendizagem, que é no dia a dia escolar que crianças e jovens, enquanto atores sociais, têm acesso a diferentes conteúdos curriculares, os quais devem ser organizados de forma a efetivar a aprendizagem de maneira significativa.

A educação tem nesse cenário, papel fundamental, sendo a escola o espaço no qual deve favorecer, a todos os cidadãos, o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de competências, ou seja, a possibilidade de apreensão do conhecimento historicamente produzido pela humanidade e de sua utilização no exercício efetivo da cidadania.

Para proporcionar uma educação de qualidade é necessário que a escola entenda cada indivíduo como um ser único, pertencente a um contexto social e familiar que condiciona formas diferentes de viver, pensar e aprender. Sendo assim achamos necessário obter espaço para refletir sobre a realidade em que o nosso educando e sua família está inserida, ou seja, tudo o que contribui para a situação de aprendizagem em que se encontram.

Acreditando também que para construir uma sociedade melhor, mais justa e menos violenta é que tomamos por iniciativa nos reunirmos para uma Roda de Conversa, colocar-se no lugar do outro, gerenciar seus pensamentos, desenvolver a consciência crítica, adquirir a resiliência as intempéries sociais, elaborar sonhos e projetos de vida para assim enriquecer a autoestima, confiança, segurança, tolerância, solidariedade, perseverança e autocontrole dos nossos alunos em suas emoções, assim exige se uma postura ativa de nossa atuação de forma a favorecer o pleno desenvolvimento da criança, em uma etapa tão complexa da vida, marcada por tantas informações.

3.   Objetivos:

Objetivo Geral

Contribuir para uma prática pedagógica que contemple as novas competências que se requer na atualidade, em especial às novas diretrizes curriculares; uma formação que proporcione o bom desenvolvimento das relações interpessoais entre os membros da comunidade escolar; alunos, professores, funcionários e monitores.


Objetivos Específicos

·         Promover estudos acerca das novas Diretrizes Curriculares para o município de Lucas do Rio Verde, bem como para o estado de Mato Grosso, contemplando currículo, avaliação, novos sujeitos e práticas pedagógicas;

·         Sensibilizar de forma crescente, o público-alvo do Projeto Espaço do Educador na escola, para que queiram melhorar suas perspectivas e atuações.

·         Trabalhar para instaurar na sala de aula público alvo do Projeto um ambiente de alegria, satisfação e confiança para que se estabeleça um clima descontraído, evitando os temores, frustrações e aflições.

·         Investigar de que maneira os profissionais da educação buscam a participação, integração e o progresso de aprendizagem de todos os alunos.

·         Questionar, discutir e refletir sobre as práticas pedagógicas.

·         Compreender o papel da Educação em seu contexto histórico e atual.

·         Promover a realização de oficinas.

·         Promover encontros para roda de conversa com profissionais que atuam indiretamente, no contexto educacional.

·         Contribuir para o desenvolvimento de novas competências docentes.

4.   Metodologia:

Apresentação do trabalho acontecerá com recursos tecnológicos Multimídia em vídeos e slides nas dependências da Instituição, tendo a carga horária total de 40 horas, sendo de 28h (presencial) e 12h (trabalho pessoal), compreendendo estudos de textos complementares referentes aos assuntos tratados durante a formação.

Aproveitaremos do diálogo e reflexão para compreensão e solução dos assuntos tratados no decorrer do ano durante o “Projeto Espaço do Educador”, buscando apoio da Equipe Gestora Escolar.

No referido projeto estudaremos as novas Diretrizes Curriculares para o estado de Mato Grosso, contemplando currículo, avaliação, novos sujeitos e práticas pedagógicas; “refletir sobre a Educação Inclusiva e as novas Adaptações Curriculares que se requer no atual cenário, bem como seus avanços e desafios”, analisando alguns componentes imprescindíveis na construção de uma educação de qualidade.


Analisando os conceitos didáticos teremos por finalidade promover um estudo sobre o compromisso com o desenvolvimento do processo ensino aprendizagem na educação inclusiva, e sanar alguns anseios, dúvidas e dificuldades em detectar e desenvolver um trabalho pedagógico adequado e eficiente aos nossos alunos da Educação Especial.

Para êxito no trabalho, o embasamento teórico a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional – lei 9394/96 que apresentou-nos a requisição de recursos pedagógicos e metodologias educacionais específicas e adaptadas para que os alunos possam apropriar-se dos conhecimentos oferecidos pela escola, bem como analises da Convenção da Guatemala (1999), promulgada no Brasil pelo Decreto nº 3.956/2001, onde afirma que as pessoas com deficiência têm os mesmos direitos humanos e liberdades fundamentais que as demais pessoas.

Assim, a nossa formação, instigou conceitos referentes à Educação Inclusiva, quais são os desafios e importância no desenvolvimento pessoal e social do ser humano. No ensejo apresentaremos breve descrição sobre a importância das adaptações curriculares e as demais ferramentas para a inclusão, que do ponto de vista do desenvolvimento da criança, a ludicidade traz vantagens sociais, cognitivas e afetivas, ajudando-as no seu desenvolvimento em relação à sociedade (QUEIROZ, 2006).

A Lei LDBEN 9394/96 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional 9394, de 20 de dezembro de 1996) veio para estabelecer direito a educação a todos, mesmo que possuam necessidades educacionais especiais. Mesmo que seja um desafio para as escolas e seus governantes proporcionar tal feito está acontecendo em alguns estados.

Desse modo os objetivos estão enunciados em conhecer e compreender o papel do professor nas escolas diante da inclusão escolar, onde os seus desdobramentos conceituais estão sendo vista, na atualidade, como um movimento de novas buscas e conhecimentos para as dificuldades de aprendizagem, pois se faz necessário descobrir o que pode ser útil para o cotidiano e para a vida inclusiva.


5.   Custos:

Perfazem os custos para a execução da ação, a impressão dos materiais dos encontros e os materiais para as oficinas.

6.   Certificação:

40 horas (28h-presencial/12h-trabalho pessoal)

7.   Acompanhamento e Avaliação do Projeto:

O acompanhamento e a avaliação do projeto ficarão a cargo da Coordenação Pedagógica, em parceria com a gestão e professores colaboradores.

Lembrando que, a inclusão significa transformação da prática pedagógica: relações interpessoais positivas, interação e sintonia professor-aluno, família- professor, professor comunidade escolar e compromisso com o desempenho acadêmico.

Portanto, nossa avaliação terá como função analisar e refletir junto com os profissionais da educação ações e reações que de maneira direta ou indireta têm interferido no processo ensino aprendizagem de todo alunado da nossa comunidade escolar.

Como a avaliação não se restringe ao julgamento sobre sucessos ou fracassos, e é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica, ela acontecerá de forma sistemática e através de diálogos compartilhados com o grupo.


8.   CRONOGRAMA

CRONOGRAMA ESPAÇO DO EDUCADOR OLAVO BILAC 2022

ANEXO I Parte A Quartas – Vespertino

CARGA HORÁRIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA

Dia/Mês 2022

CH

Total

Tema/Assunto

Formador/ Palestrante/ Oficineiro

CH

T P

11/05

02

 

METODOLOGIAS ATIVAS

Coordenação

18/05

02

-

DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC

Coordenação

25/05

02

02

DRC LUCAS DO RIO VERDE

Coordenação

01/06

02

 

OFICINA I – TERAPIA OCUPACIONAL

Coordenação

/Professores

08/06

02

02

O CURRÍCULO EM MATO GROSSO

Coordenação

15/06

02

 

OFICINA II – TERAPIA OCUPACIONAL

Coordenação

/Professores/

22/06

02

02

PRÁTICAS    PEDAGÓGICAS        DIGNIDADE HUMANA – UMA QUESTÃO DE DIREITOS

Coordenação

29/06

02

 

OFICINA III – TERAPIA OCUPACIONAL

Coordenação

/Professores/

06/07

02

02

DESENVOLVIMENTO INTEGRAL. COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Coordenação

13/07

02

02

AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES, FUNÇÕES, INSTRUMENTOS/ ESTRATÉGIAS

Coordenação

20/07

02

 

OFICINA V TERAPIA OCUPACIONAL

Coordenação

/Professores/

17/08

02

02

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Coordenação

24/08

02

-

EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS

Coordenação

31/08

02

-

SOCIALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO.

Coordenação

Total geral

40h

 

 

C.H Carga Horaria Presencial T.P Trabalho Pessoal


ANEXO I Parte B – Quintas – Matutino

CARGA HORÁRIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA

Dia/Mês 2022

CH

Total

Tema/Assunto

Formador/ Palestrante/ Oficineiro

CH

T P

12/05

02

 

METODOLOGIAS ATIVAS

Coordenação

19/05

02

-

DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC

Coordenação

26/05

02

02

DRC LUCAS DO RIO VERDE

Coordenação

02/06

02

 

OFICINA I – TERAPIA OCUPACIONAL

Coordenação

/Professores

09/06

02

02

O CURRÍCULO EM MATO GROSSO

Coordenação

16/06

02

 

OFICINA II – TERAPIA OCUPACIONAL

Coordenação

/Professores/

23/06

02

02

PRÁTICAS    PEDAGÓGICAS        DIGNIDADE HUMANA – UMA QUESTÃO DE DIREITOS

Coordenação

30/06

02

 

OFICINA III – TERAPIA OCUPACIONAL

Coordenação

/Professores/

07/07

02

02

DESENVOLVIMENTO INTEGRAL. COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

Coordenação

14/07

02

02

AVALIAÇÃO PARA A APRENDIZAGEM: CONCEPÇÕES, FUNÇÕES, INSTRUMENTOS/ ESTRATÉGIAS

Coordenação

21/07

02

 

OFICINA V TERAPIA OCUPACIONAL

Coordenação

/Professores/

18/08

02

02

A EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Coordenação

25/08

02

-

EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS INCLUSIVAS

Coordenação

01/09

02

-

SOCIALIZAÇÃO E AVALIAÇÃO.

Coordenação

Total geral

40h

 

 


9.   Referências:


AUSUBEL, D. e NOVAK, A. Psicologia educacional. 3ª ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Portal de ajudas técnicas para a educação: equipamento e material pedagógico para a educação, capacitação e recreação para a pessoa com deficiência física - recursos pedagógicos adaptados. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

DRC. Documento de Referência Curricular para a Rede Municipal de Lucas do Rio Verde/MT: Ensino Fundamental Lucas do Rio Verde, Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação. 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa Editora Paz e Terra. Coleção Saberes. 1996 36ª Edição.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Editora Moderna, 2003.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado - Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado - Aspectos Legais e Orientações Pedagógicas. Brasília: SEESP/MEC, 2007.

SALTINI, C. J. P. Afetividade e inteligência. Rio de Janeiro: DP &A, 1999.

DRC-MT: DOCUMENTO DE REFERÊNCIA CURRICULAR PARA MATO GROSSO ANOS FINAIS

https://drive.google.com/file/d/1pSppruO-tS9-puiU-IL01llcavKCJye5/view

 

DRC-MT: DOCUMENTO DE REFERÊNCIA CURRICULAR PARA MATO GROSSO EDUCAÇÃO BÁSICA

https://drive.google.com/file/d/12IdfeadygzgIyA2FnyYB0tpHZiYSJw9p/view

______________________________________________________________
1ª SEMANA:

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL OLAVO BILAC

 

ESPAÇO DO EDUCADOR 2022

 

PAUTA: VESPERTINO - 11/05/ MATUTINO - 12/05

 

Vídeo: Blog “Profissão Professor”

https://fb.watch/cPy4mv8jbA/

 

Leitura compartilhada inicial para reflexão do dia:

 O poder transformador dos docentes inspiradores do professor José Moran, texto disponível em:

http://www.aprendizagemconectada.mt.gov.br/documents/14069491/14102218/Semana+6.+O+poder+transformador+dos+docentes+inspiradores/e2cd2808-0858-9759-a583-e58b494df55e

 

Texto para estudo:

(Leitura em pequenos agrupamentos, para posterior discussão e considerações ao grande grupo).

Texto:  IMPORTÂNCIA E O PAPEL DAS METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM. OS NOVOS PARADIGMAS PEDAGÓGICOS EDUCACIONAIS.

Grupo 1:

1.1 O Paradigma Pedagógico da Instrução: educar como sinônimo de ensinar

1.2 O Paradigma Pedagógico da Aprendizagem: ensinar é promover o desenvolvimento de competências relacionais e cognitivas

Grupo 2:

1.3 O Paradigma Pedagógico da Comunicação: ensinar é contribuir para a aprendizagem dos alunos no seio de uma comunidade de aprendizagem

Grupo 3:

2     METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM (2.1 Alguns procedimentos didáticos; 2.1.1 Inverter a forma de ensinar)

Grupo 4:

2.1.2 Aprendizagem baseada em problemas

2.1.3 Aprendizagem baseada em projetos

Texto na íntegra disponível em:

http://www.aprendizagemconectada.mt.gov.br/documents/14069491/14102218/Semana+1.+E-Curriculum.PUC-SP.Metodologias+ativas/a4c00032-7791-e7c5-5dbf-780216cda33f

 

Atividade assíncrona, para socialização no próximo encontro:

"Qual o futuro da escola do Presente?" do professor José Moram

https://www.youtube.com/watch?v=tWMQPZTXAa8&feature=youtu.be

 

Qual o Futuro da Escola do Presente? Com José Moram - YouTube

Aula 03 - Por que a comunicação é a chave do sucesso no ERE, e como fazer isso da melhor forma? - Duration: 1:00:09. Moonshot Educação 12,263 views. New

www.youtube.com

http://consultoriaprimeirainfancia.com/entrevista-com-jose-moran-falando-sobre-o-futuro-da-escola-e-a-escola-do-futuro/




2ª SEMANA:

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL OLAVO BILAC

ESPAÇO DO EDUCADOR 2022

PAUTA: VESPERTINO - 18/05/ MATUTINO - 19/05

TEMA: DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC

1ª parte:

 

Leitura Compartilhada: A BNCC E AS COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS

 

Existem vários estudos que classificam e nomeiam as competências socioemocionais. O modelo chamado Cinco Grandes Fatores, baseado em evidências e que reúne mais de 60 anos de pesquisa, deu origem ao modelo conceitual das cinco Macrocompetências. Ele é composto por cinco grupos de competências subdivididos em 17 competências socioemocionais que são maleáveis e possíveis de serem desenvolvidas no contexto escolar. Elas dizem respeito a relacionar-se consigo mesmo, relacionar-se com os outros, estabelecer objetivos e tomar decisões e ter abertura para lidar com situações adversas ou novas.


Esse modelo traz de forma objetiva aspectos do funcionamento humano, sem, contudo, deixar de considerar a sua diversidade e especificidade. Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no final de 2017, o compromisso da educação com o desenvolvimento pleno dos estudantes foi novamente reforçado. Para isso, a Base, em suas 10 Competências Gerais, articula os conteúdos das áreas do conhecimento ao desenvolvimento de competências e habilidades, incluindo as socioemocionais.



2ª parte: Texto para estudos coletivos

 

COMPETÊNCIAS GERAIS DA BNCC 

1.    Conhecimento – pg 3

2.    Pensamento científico, crítico e criativo – pg 9

3.    Repertório cultural – pg 19

4.    Comunicação – pg 26

5.    Cultura Digital – pg 31

6.    Trabalho e projeto de vida – pg 39

7.    Argumentação – pg 46

8.    Autoconhecimento e autocuidado – pg 52

9.    Empatia e cooperação – pg 58

    10.Responsabilidade e cidadania – pg 65

 

TEXTO PARA ESTUDOS:


Dimensões e Desenvolvimento das Competências Gerais da BNCC 


Texto disponível na íntegra pelo link:

 

https://drive.google.com/drive/folders/1sZkCBjbKuv7_T8SHakTzTwXv9p0tvZFp?usp=sharing 

 

___________________________________________________ 


3ª SEMANA: 

  

  

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL OLAVO BILAC

ESPAÇO DO EDUCADOR 2022

PAUTA: MATUTINO - 26/05

 

TEMA: DRC – LUCAS DO RIO VERDE – MATO GROSSO

1ª parte:

1.1.        Socialização do encontro anterior – BNCC – Dimensões e Competências;

1.2.        Leitura Compartilhada:

       


 

2ª parte: Texto para estudos coletivos: DRC/LRV-MT - DOCUMENTO DE REFERÊNCIA CURRICULAR PARA O MUNICÍPIO DE LUCAS DO RIO VERDE/MATO GROSSO 

Grupo 1

DRC/LRV Língua Portuguesa – 6º, 7º, 8º, 9º

https://drive.google.com/drive/folders/1kpBK8nRzx6L_N2VzpPSOijv7SUuK0F0a?usp=sharing

 

Grupo 2

DRC/LRV Ciências – 6º, 7º, 8º, 9º

https://drive.google.com/drive/folders/1lDwfTaaLWV8lZvOracyY_Jl-7oFkXBWX?usp=sharing

 

Grupo 3

DRC/LRV História – 6º, 7º, 8º, 9º

https://drive.google.com/drive/folders/1qVUovZRxfrox-xa59Do37naDJEqlAs4Y?usp=sharing

 

Grupo 4

DRC/LRV Língua Inglesa – 6º, 7º, 8º, 9º

https://drive.google.com/drive/folders/1pgYP98Mzu2LbwcosBj29ePNqNHDl6VJf?usp=sharing

 

Texto na íntegra, disponível em:

https://drive.google.com/drive/folders/1fOnBExUNa3ydwou10q7zxmynjOybOnB3?usp=sharing 


Visita do nosso assessor, professor Valdir, gratidão!


Que possamos seguir juntos fazendo o nosso melhor, sempre!




 

___________________________________________________ 


4ª SEMANA: 

  

  

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL OLAVO BILAC

ESPAÇO DO EDUCADOR 2022

PAUTA: MATUTINO - 26/05

 

TEMA: DRC – LUCAS DO RIO VERDE – MATO GROSSO - PARTE 2 

PADLET


Atividade disponível em:

https://padlet.com/malubrizolla/6g1injkemihv0d46


https://padlet.com/malubrizolla/6g1injkemihv0d46



O que é um Padlet? Veja como usar essa ferramenta  virtual

O Padlet é uma ferramenta online que permite a criação de um mural ou quadro virtual dinâmico e interativo para registrar, guardar e partilhar conteúdos multimídia. Funciona como uma folha de papel, onde se pode inserir qualquer tipo de conteúdo (texto, imagens, vídeo, hiperlinks) juntamente com outras pessoas.


O Padlet  permite criar quadros virtuais para organizar a rotina de trabalho, estudos ou de projetos. O recurso possui diversos modelos de quadros para criar cronogramas, que podem ser compartilhados com outros usuários e que facilita visualizar as tarefas em equipes de trabalho ou por instituições de ensino.

É possível utilizar o Padlet nos navegadores do PC. A ferramenta possui extensão para o Google Chrome, que faz download do aplicativo na área de trabalho do computador. Além disso, você pode baixar o app no Kindle e em celulares Android e iPhone (iOS), o que facilita acessar aos quadros a qualquer momento. Confira, a seguir, como funciona o Padlet e o passo a passo para utilizar a ferramenta.

Como funciona

O Padlet funciona como um organizador virtual de tarefas. A plataforma permite criar quadros com formatos diferentes e que podem ser alterados a qualquer momento. É possível utilizar modelos de mural, tela, lista, grade, conversa, mapa e linha do tempo. Além disso, o Padlet está disponível em 26 idiomas diferentes, incluindo o português.


Siga o passo a passo do Tutorial, disponível em:

https://inovaeh.sead.ufscar.br/wp-content/uploads/2019/04/Tutorial-Padlet.pdf

___________________________________________________________________


  

  

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL OLAVO BILAC


ESPAÇO DO EDUCADOR 2022


Terapia Ocupacional: MANDALAS

Professora Bárbara

Junho/2022



A INFLUÊNCIA DAS CORES 

MOVIMENTOS CORPORAIS: 
SENSAÇÕES, RESPIRAÇÃO

FOCO, CONCENTRAÇÃO, MEDITAÇÃO

CONTROLE DAS EMOÇÕES: INTELIGÊNCIA EMOCIONAL








___________________________________________________________________________________



ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL OLAVO BILAC

 

ESPAÇO DO EDUCADOR 2022

 

PAUTA: 18/08

 

TEMA: AVALIAÇÃO (DRC/MT)

 

ETAPA 1: momento síncrono, leitura do texto:

 

CONCEPÇÕES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA – DOCUMENTO DE REFERÊNCIA CURRICULAR PARA MATO GROSSO (DRC/MT): Avaliação para a Aprendizagem: Concepções, Funções, Instrumentos/ Estratégias:

ü  Função Diagnóstica da Avaliação;

ü  Função Formativa da Avaliação;

ü  Função Somativa da Avaliação;

ü  O Uso da Avaliação;

ü  Avaliação Formativa do Processo de Aprendizagem Ativa no Contexto da Taxonomia de Bloom;

 

ETAPA 2: momento assíncrono, postagem de uma síntese das leituras do encontro, no Padlet da formação.

 

Disponível em:

 

https://padlet.com/olavobilaclrvmt/6dsvs262lxpk3nhm


*******************************************************************************



Comentários