Pular para o conteúdo principal

COOPERATIVA ESCOLAR OLAVOCOOPER

 



 COOPERATIVAS ESCOLARES

As cooperativas escolares são associações de estudantes com finalidade educativa, podendo desenvolver atividades econômicas, sociais e culturais em benefício dos associados. Em sua essência, buscam formular uma proposta pedagógica com a participação do corpo discente em atividades práticas. Inspiradas, em parte, no pedagogo francês Célestin Freinet, e nas experiências da cidade argentina de Sunchales, as cooperativas escolares possuem na educação cooperativista, no trabalho e na cooperação, a tríade desse projeto pedagógico que tem por finalidade a CONVIVÊNCIA, O RESPEITO MÚTUO, A SOLIDARIEDADE, PROMOÇÃO DA JUSTIÇA SOCIAL, IGUALDADE, AUTONOMIA, A COOPERAÇÃO E A REALIZAÇÃO DE OBJETIVOS COMUNS. Nelas, o caráter educativo, espírito cooperativo e o movimento entre o saber e o fazer são inerentes e constantes. Através das cooperativas escolares, são vivenciados os sete princípios do cooperativismo:

Inspirada pelos 28 cooperados pioneiros de Rochdale, a Aliança Cooperativa Internacional (ACI) redigiu, em 1995, os sete princípios do cooperativismo – linhas orientadoras de ação para que as cooperativas consigam colocar em prática seus valores de democracia, liberdade, equidade, solidariedade e justiça social.


Desta forma, conheça abaixo cada um deles e a que eles se referem:

Adesão voluntária e livre: Cooperativas são organizações voluntárias. Na prática, isso significa que uma cada um tem liberdade para escolher ou não uma cooperativa.

Gestão democrática: Nas votações de uma assembleia uma pessoa é igual a um voto, independentemente do valor de Capital Social aportado, ou seja, as cooperativas são organizações democráticas e controladas por seus associados que efetivamente participam na fixação de políticas e tomadas de decisões.

Participação econômica dos membros: Significa que os membros de uma cooperativa contribuem na formação de seu capital social e também com sua movimentação econômica e financeira. Assim, os excedentes (sobras) são rateados de forma proporcional à movimentação de cada associado.

Autonomia e independência: Este princípio cooperativista indica que acordos e parcerias podem ser firmados desde que não afetem o controle democrático dos membros da cooperativa.

Educação, formação e informação: Cooperativas têm como princípio promover a educação e a formação dos seus membros em todos os níveis. Além disso, os princípios do cooperativismo afirmam que estas organizações devem promover a educação nas comunidades onde estão inseridas.

Intercooperação: Os princípios do cooperativismo afirmam que a cooperação entre as cooperativas fortalece o movimento como um todo. Podem ocorrer entre cooperativas do mesmo sistema, entre cooperativas de outros sistemas e mesmo com cooperativas de outros ramos do cooperativismo.

Interesse pela comunidade: Este é um dos princípios do cooperativismo que prezam por investimentos em projetos economicamente viáveis, ambientalmente corretos e socialmente justos.

PRIMEIRAS REUNIÕES - ESTUDOS COOPERATIVOS

































Observando nossa comunidade...









Desenhos criados por alunos, professores e pais, para uma primeira eliminatória/simulação de marcas que possam representar nossa comunidade escolar:


Modelo 1

Modelo 2

Modelo 3

Modelo 4



Modelo 5

Modelo 6



Modelo 7


Modelo 8



Modelo 9

Modelo 10

Modelo 11


Modelo 12


Modelo 13


Modelo 14

Modelo 15


Modelo 16


Modelo 17

Modelo 18


Modelo 19


Modelo 20

Modelo 21


Modelo 22


Modelo 23


LINK PARA VOTAÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR:


ENCONTROS

 ALUNOS 6º, 7º, 8º, 9º ANOS

REUNIÃO 15/06



 DIÁLOGOS:

*      COOPERATIVA ESCOLAR

*      COOPERATIVISMO

*      PRINCÍPIOS

*      TRABALHO VOLUNTÁRIO

*      COLABORAÇÃO

*      TRABALHO EM EQUIPE

*      AS PRIMEIRAS COOPERATIVAS


REUNIÃO COM A PRESENÇA DE ALUNOS E PAIS

REUNIÃO 22/06



QUESTÕES:

AÇÕES COOPERATIVAS

O COOPERATIVISMO EM LUCAS DO RIO VERDE

REUNIÃO 24/06





MOBILIZAÇÃO DOS ALUNOS:

CONVERSA COM A PROFESSORA NATÁLIA GORTZ (Prefeitura Municipal)

APRESENTAÇÃO DO JOGO COOPERLÂNDIA

FICHA DOS ASSOCIADOS

TERMO DE AUTORIZAÇÃO E LIBERAÇÃO DE USO DE IMAGEM

REUNIÃO 30/06



DIÁLOGOS:

O QUE REPRESENTA O COOPERATIVISMO NA ESCOLA

O QUE SIGNIFICA COOPERAR

POR QUE ESCOLHI SER UM ASSOCIADO

Primeiros depoimentos












REUNIÃO 07/07

ATVIDADES COOPERATIVAS COM A COMUNIDADE ESCOLAR - 1º ENSAIOS











REUNIÃO 14/07

ESTUDOS REALIZADOS:

COOPERATIVA ESCOLAR OLAVO BILAC 

LABORATÓRIO DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO 

1.      Vamos estudar sobre Cooperativismo Escolar

O cooperativismo é um movimento social e econômico que une pessoas em torno de um mesmo objetivo. Assim, nessa ideologia, todos prosperam juntos, com desafios e resultados compartilhados. Como resultado, o símbolo do cooperativismo é a organização onde todos são donos do próprio negócio, e a prioridade são as pessoas, e não o lucro.

O cooperativismo é fundamental para a economia e para a sociedade em todo o mundo.

O cooperativismo é uma filosofia de vida, quem aprende a cooperar na escola, aprende a cooperar na vida.

2.      Conceitos de cooperação

·         ato de colaborar para a realização de um projeto comum ou para o desenvolvimento de um campo do conhecimento;

·         ato de unir esforços para a resolução de um assunto ou problema, facilitando o acesso aos meios práticos para o conseguir;

3.      Contexto histórico do cooperativismo – Origens - A história dos pioneiros de Rochdale

A princípio, o cooperativismo nasceu em 1844, na cidade de Rochdale, no noroeste da Inglaterra. Isso aconteceu em um cenário onde a mecanização da Revolução Industrial estava levando trabalhadores qualificados à pobreza. Assim, sem conseguir comprar o básico nos mercados da região, 28 operários –27 homens e uma mulher– se uniram para montar o próprio armazém.

Sobretudo, a proposta do grupo era comprar alimentos em grande quantidade, juntos, para conseguir preços melhores. Conhecidos como os Pioneiros de Rochdale, os operários fundaram uma organização que oferecia à população local comida acessível e de boa qualidade em uma época de grande privação.

Dessa forma, eles estabeleceram um conjunto de valores e princípios. Ou seja, formaram a base para as organizações cooperativas em todo o mundo, com pilares na honestidade, solidariedade, equidade e transparência.

Como resultado, quatro anos depois, a primeira cooperativa moderna já contava com 140 membros. Doze anos depois, em 1856, chegou a 3.450 sócios com um capital social que pulou de 28 libras para 152 mil libras.

4.      O Cooperativismo no Brasil

Desde a época da colonização portuguesa, a cultura cooperativista existe no Brasil. Em 1610, com a fundação das primeiras missões jesuítas, já havia a construção de um estado cooperativo em bases integrais.

Dessa forma, por mais de 150 anos, esse modelo deu exemplo de sociedade solidária, fundamentada no trabalho coletivo. Nesse sentido, o bem-estar do indivíduo e da família, estava acima do interesse econômico da produção.

Porém, oficialmente, o movimento teve início no século XIX, em 1889, em Minas Gerais, com a fundação da Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto. O foco era no consumo de produtos agrícolas.

Depois dela, no século XX, surgiram outras cooperativas em Minas e, também, nos estados de Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.

Em 2 de dezembro de 1969, o cooperativismo ganhou a própria entidade de representação. A OCB – Organização das Cooperativas no Brasil - foi criada e, no ano seguinte, registrada em cartório.

5.      As capitais do cooperativismo

Há cidades onde o movimento é muito forte e merece destaque. Conheça algumas delas.

*      Nova Petrópolis

A cidade da serra gaúcha ganhou o título de capital do cooperativismo no Brasil em 19 de janeiro de 2010. Uma das razões dessa conquista é o fato de Nova Petrópolis ser o berço do cooperativismo de crédito da América Latina. Foi lá que foi criada a primeira cooperativa de crédito que funciona de forma ininterrupta desde 1902. A Caixa de Economias e Empréstimos Amstad, hoje conhecida como Sicredi Pioneira RS, teve como fundador o Padre Theodor Amstad.

Nova Petrópolis também tem uma cooperativa agropecuária de abrangência interestadual com mais de 40 anos: a Piá. No local existem vários pontos históricos dedicados ao cooperativismo e nove cooperativas, sendo cinco delas fundadas lá. Também há a Casa Cooperativa de Nova Petrópolis.

*      Teutônia

Teutônia é considerada a Terra do Cooperativismo. E não é por menos: 82% dos seus habitantes são associados a alguma cooperativa. Esse índice supera o de países da Europa (40%) e do Canadá (60%).

Teutônia é a sede de cooperativas como a Certel, a maior e a mais antiga cooperativa de eletrificação do país, e a Languiru, cooperativa que atua na produção de laticínios, embutidos, aves, suínos e derivados que ocupa a terceira posição entre as maiores cooperativas agropecuárias do Rio Grande do Sul.

*      Sunchales

Capital nacional do cooperativismo na Argentina desde 1974, a cidade possui 13 cooperativas, sendo 9 fundadas em Sunchales. Destaque para a Sancor Lácteos (fundada em 1938) e para a Sancor Seguros (fundada em 1945), devido ao tamanho e penetração no mercado nacional e internacional.

Destacam-se também a Casa Cooperativa de Sunchales, que reúne cooperativas e associações com o objetivo de representação institucional, educação, formação e desenvolvimento cooperativo; e a Federação das Cooperativas Escolares, que tem como objetivo desenvolver as cooperativas escolares implantadas em todas as escolas de Sunchales. Ao total, são 15.363 sócios de cooperativas em Sunchales.

*      Arrasate-Mondragón

A Mondragón Corporación Cooperativa (MCC) é um grupo de produção industrial e de empresas de distribuição sediadas no País Basco (Espanha) na cidade de Arrasate-Mondragón. É considerado o maior grupo cooperativo do mundo.

A Mondragón é mundialmente famosa por reunir 256 empresas e entidades em forma de cooperativa. Elas realizam atividades em quatro áreas: finanças, indústria, distribuição e conhecimento.

A MCC emprega 93 mil pessoas, é o mais importante grupo industrial do País Basco e o sétimo da Espanha. Foi fundado em 1943 e hoje cerca de 70% da população economicamente ativa da cidade trabalha em cooperativas do grupo.

*      Rochdale

Rochdale, cidade do noroeste da Inglaterra, é o berço do cooperativismo mundial. Foi lá que foi fundada por 28 operários em 1844 a primeira cooperativa moderna do mundo: a Sociedade dos Probos Pioneiros de Rochdale (Rochdale Quitable Pioneers Society Limited). A cooperativa foi fundada com o resultado da economia mensal de uma libra de cada participante durante um ano.

Esses operários enxergaram o cooperativismo como forma de contornar, por meio da compra e venda comum de mercadorias, os efeitos do capitalismo sobre a condição econômica dos trabalhadores assalariados. A iniciativa foi motivo de deboche pelos comerciantes, mas logo no primeiro ano de funcionamento o capital da sociedade aumentou de 28 para 180 libras e cerca de 10 anos depois o “Armazém de Rochdale” já contava com 1.400 cooperados.

O sucesso dessa iniciativa passou a ser um exemplo para outros grupos. Em 1881, já existiam 1.000 cooperativas de consumo na Inglaterra, com um total de 500 mil associados.

O grande feito da cooperativa de Rochdale foi ter redigido um estatuto social que estabelecia objetivos mais amplos para o empreendimento e definia normas igualitárias e democráticas para a constituição, manutenção e expansão de uma cooperativa de trabalhadores. Anos depois, este estatuto foi a base para a criação dos princípios cooperativistas.

1.      Princípios do cooperativismo

v  Adesão voluntária e livre: Cooperativas são organizações voluntárias. Na prática, isso significa que uma cada um tem liberdade para escolher ou não uma cooperativa.

v  Gestão democrática: Nas votações de uma assembleia uma pessoa é igual a um voto, independentemente do valor de Capital Social aportado, ou seja, as cooperativas são organizações democráticas e controladas por seus associados que efetivamente participam na fixação de políticas e tomadas de decisões.

v  Participação econômica dos membros: Significa que os membros de uma cooperativa contribuem na formação de seu capital social e também com sua movimentação econômica e financeira. Assim, os excedentes (sobras) são rateados de forma proporcional à movimentação de cada associado.

v  Autonomia e independência: Este princípio cooperativista indica que acordos e parcerias podem ser firmados desde que não afetem o controle democrático dos membros da cooperativa.

v  Educação, formação e informação: Cooperativas têm como princípio promover a educação e a formação dos seus membros em todos os níveis. Além disso, os princípios do cooperativismo afirmam que estas organizações devem promover a educação nas comunidades onde estão inseridas.

v  Intercooperação: Os princípios do cooperativismo afirmam que a cooperação entre as cooperativas fortalece o movimento como um todo. Podem ocorrer entre cooperativas do mesmo sistema, entre cooperativas de outros sistemas e mesmo com cooperativas de outros ramos do cooperativismo. 

v  Interesse pela comunidade: Este é um dos princípios do cooperativismo que prezam por investimentos em projetos economicamente viáveis, ambientalmente corretos e socialmente justos.

1.      Símbolos do cooperativismo



1.     A lei nº 5764/71


*************************************************************
REUNIÃO 19/07
Sede da Sicredi Ouro Verde MT

ASSESSORIA PEDAGÓGICA DAS COOPERATIVAS ESCOLARES - SICREDI

Professora DELCI BENDER

COORDENADORA LOCAL - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

Professora NATÁLIA GORTZ


Alinhamento das ações
Combinados
Planejamentos

Convite especial para os associados

Oficina com sócios-fundadores
 na sede da Sicredi Ouro Verde MT, 
dia 21/07/2022.


Nossa gratidão querida Delci!
**************************************************
"O cooperativismo é uma filosofia de vida que busca transformar o mundo em um lugar mais justo, igualitário, feliz, equilibrado e com melhores oportunidades para todos".

****************************************
20/07
REUNIÃO DE PAIS 

 ALUNOS SÓCIO-FUNDADORES 

ESCOLA OLAVO BILAC




 * Diálogos com nossas assessoras pedagógicas do Programa, e coordenadora local das cooperativas escolares;
* Apresentação da proposta das cooperativas escolares;
* A importância do cooperativismo para a promoção da transformação social na comunidade;
* Combinados com os pais;
*Autorizações para a participação dos alunos da Oficina dia 21/07, na sede da Sicredi Ouro Verde MT;

********************************************
Gratidão a todos, juntos podemos mais!

*******************************************************


OFICINA COM SÓCIOS FUNDADORES

SEDE SICREDI OURO VERDE MT

COOPERATIVA ESCOLAR OLAVO BILAC

21.07.2022









Princípios do cooperativismo
Cooperlândia
Missão: A Descoberta



******************************************************
1ª REUNIÃO 2º SEMESTRE DE 2022

18/08

Entrega do diário de aventuras (avatar, combinados)

Ata da cooperativa



Jogo da Cooperlândia

Continuação da missão...

Combinados

Apresentação pessoal - "avatar"

Árvore de Habilidades



****************************************
ENCONTRO 25.08.2022

Diário de aventura: apresentação pessoal dos associados, combinados e árvore de habilidades


















































































































































Com a palavra, os associados da

 Cooperativa Escolar Olavo Bilac































**************************************************************

ENCONTRO 01/09

Diário de Aventuras - Jogo COOPERLÂNDIA


CONTINUAÇÃO 

FASE 1 - A DESCOBERTA




INVESTIGAÇÃO DA REALIDADE ESCOLAR PELOS ALUNOS

SITUAÇÕES-PROBLEMAS:

1. DESPERDÍCIO DE ALIMENTOS 

2. PROBLEMAS SOCIOEMOCIONAIS (devido a diferentes situações de preconceito e exclusão)

PRIMEIROS PASSOS PARA SOLUCIONAR OS PROBLEMAS LEVANTADOS:

AÇÃO 1: RODA DE CONVERSA COM A NUTRICIONISTA GABRIELA,
 DA PREFEITURA MUNICIPAL

TEMA: ALIMENTAÇÃO ESCOLAR E 
DESPERDÍCIO ALIMENTAR






































































PRÓXIMOS COMBINADOS
1. Pesagem dos restos dos alimentos durante duas semanas, para avaliação posterior e organização das ações de mobilização com as turmas.

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@


AÇÃO 2: RODA DE CONVERSA SOBRE BULLYING COM PROFESSORA LINDALVA, RESPONSÁVEL PELA SALA DE ATENDIMENTO  EDUCACIONAL ESPECIALIZADO





























@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

DIA 07 DE SETEMBRO 


1ª PARTICIPAÇÃO DA COOPERATIVA ESCOLAR OLAVO BILAC





******************************************************************************


ENCONTRO 08/09

VISITA DOS ASSOCIADOS 

À ESTAÇÃO DE EXPERIÊNCIAS SICREDI





UMA JORNADA HISTÓRICA PELOS 
CAMINHOS DO COOPERATIVISMO






































































































*****************************************************************************

COMBINADOS PRÓXIMOS ENCONTROS:

1. PESAGEM DOS ALIMENTOS NO REFEITÓRIO DA ESCOLA (durante duas semanas)

2. CARTAZES CONTRA O BULLYING

3. ESTUDO DO ESTATUTO SOCIAL DA COOPERATIVA ESCOLAR

****************************************************************************

ENCONTRO 15.09

CONTINUAÇÃO JOGO COOPERLÂNDIA


 FASE 1 - MISSÃO: RESGATANDO O PASSADO



















































**********************************************************************


ENCONTRO 22.09

OFICINA COM ASSOCIADOS

• Reconhecer as práticas das Cooperativas Escolares como espaço de aprendizagem sobre sociedades cooperativas.

• Construir, negociar e respeitar regras de convivência, contribuindo para um ambiente cooperativo.

• Implementar as regras de convivência da Cooperativa Escolar a partir de modelo de estatuto social.


ESTATUTO SOCIAL

ÁRVORE DE HABILIDADES

CARGOS, RESPONSABILIDADES, COMPROMISSOS, COMBINADOS













HABILIDADES NA PRÁTICA: NASCIMENTO DOS CARGOS



COMISSÃO DE LÍDERES: PARCEIROS









**********************************************************************

ENCONTRO 23.09

1. Alinhamento das ações das novas cooperativas escolares na Sede do Sicredi;
2. Preparação para a 
Assembleia Geral dos Associados


*****************************************
Atualização 22.09

FASE 1 

JOGO COOPERLÂNDIA

MISSÕES:


Estudamos sobre a missão  A Bússola, na oficina com as coordenadoras do Sicredi. Professoras Delci e Rita. Estudamos sobre o Estatuto Social, sobre a importância das regras em qualquer instituição. Sobre os cargos, funções e responsabilidades como associado, e também como aluno da escola.


Sobre a missão Pintando o Sete, conversamos sobre as visitas que faremos ainda, às Cooperativas de Lucas do Rio Verde (em especial a cooperativa dos produtores rurais na Feira do Produtor, nas proximidades da escola). A visita será marcada provavelmente final de outubro. Enquanto isso, faremos as pesquisas na internet sobre as marcas, símbolos das Cooperativas, e também sobre a história de Lucas e da nossa escola. Para que nossa marca possa contemplar nossa cidade e escola.


Na oficina com as coordenadoras também foi realizada a missão Superpoderes. Conversamos sobre nossas habilidades e depois escolhemos habilidades para nossos colegas. Compreendendo que cada um tem suas habilidades e merece ser valorizado. Após as apresentações das habilidades de todos, foi realizada a votação para os cargos dentro da cooperativa escolar Olavo Bilac.


Realizamos a missão Bônus, convidando a nutricionista Gabriela da Prefeitura Municipal, para se apresentar às coordenadoras do Sicredi, e explicar as ações que estamos realizando em parceria: pesagem dos restos de alimentos no refeitório da escola por três semanas, estudos sobre a merenda escolar e o desperdício de alimentos, pesquisas sobre a compostagem, com vistas ao aproveitamento dos restos, e pesquisas sobre receitas com cascas de legumes e frutas.
*******************************************************

ENCONTRO 29.09


O Programa Cooperativas Escolares acontece em parceria entre a Cooperativa Sicredi Ouro Verde MT, a Prefeitura Municipal, Secretaria Municipal de Educação, e as instituições de ensino que acreditam nos princípios e valores do Cooperativismo como proposta educativa.  Esse Programa amplia as oportunidades de aprendizado dos alunos, vivenciando experiências de valores e princípios cooperativistas, pensando em ações sustentáveis, cooperando com todos, sendo solidários e exercendo a cidadania através do trabalho coletivo, estabelecendo parcerias na comunidade, com vistas a contribuir e aprender boas práticas para viver em sociedade.

Inspirados nesses princípios, iniciamos nosso encontro.


Na reunião com os associados, dia 29.09, continuamos a missão Bônus. E, a partir dela, prosseguimos com as ações da missão A Descoberta

Tivemos palestra com a engenheira Eduarda, do Meio Ambiente, e Gilneia, do SAAE. Conversamos sobre a importância da separação do lixo, os cuidados que precisamos ter, aprendemos sobre compostagem. 
Nas próximas ações vamos aprender a fazer uma compostagem, e cuidar de uma horta de temperos e chás. Estamos aguardando a liberação de um local na escola, e faremos essas ações em parceria com o SAAE e a Secretaria do Meio Ambiente. 

Essa semana, também teremos quinta, 06/10, a primeira receita de reaproveitamento de cascas de frutas e legumes, na Padaria Municipal com nossa parceira da cooperativa, a Nutricionista da Prefeitura Municipal, Gabriela Neves da Silva.

AGRADECEMOS ÀS NOSSAS PARCEIRAS DA COOPERATIVA ESCOLAR OLAVOCOOPER. 
QUE POSSAMOS SEMPRE NOS UNIR PARA COOPERAR, SER SOLIDÁRIOS E FAZER BOAS AÇÕES EM NOSSA COMUNIDADE.
Gilneia - SAAE
Eduarda - Meio Ambiente
Gabriela - Padaria Municipal





































&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

Sobre a MISSÃO: COMUNICADOR


Criamos o e-mail da cooperativa escolar, 
para organizarmos nossas ações com os parceiros da cooperativa:


&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&


Sobre a MISSÃO: PINTANDO O SETE


Continuamos a Missão Pintando o Sete, conversando sobre a nossa marca, símbolo da cooperativa Escolar Olavo Bilac, que precisa ter símbolos representando a escola, os alunos, a cidade, o cooperativismo.
Conversamos sobre o nome da nossa Cooperativa OLAVOCOOPER
que foi escolhido também por votação da comunidade escolar.

@@@@@@@@@@@@


Símbolo mais votado pela comunidade, 
criado em parceria com a 
aluna Giovanna 9B, e Teacher Daniela.

@@@@@@@@@@@

Quarta-feira (05/10), na Sede do Sicredi, teremos oficina com um profissional de designer vindo de Cuiabá, para nos ajudar na digitalização do símbolo da nossa cooperativa.


Parabéns a todos os associados, que escolheram participar da cooperativa escolar, assumindo os combinados e compromissos de:
1. Ser um aluno melhor em sala de aula, fazendo todas as tarefas e respeitando a todos na escola.
2. Ser uma pessoa mais solidária, que compreende a importância de fazer o bem, de cooperar com todos, ajudando e respeitando a todas as pessoas.


*****************************************************

ENCONTRO 05/10/2022

OFICINA DE APRENDIZAGEM

ESTUDOS: 
O NOME E A MARCA DOS PRODUTOS E SERVIÇOS, 
A HISTÓRIA DOS SÍMBOLOS

LOCAL: SICREDI OURO VERDE/MT

CONSTRUÇÃO DA LOGOMARCA DA COOPERATIVA ESCOLAR

OLAVOCOOPER






























































































&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

PRÓXIMOS COMBINADOS

ACORDOS FIRMADOS:

Um bom líder é exemplo!

Responsabilidade com os estudos

Respeito a todos

Compromisso

Solidariedade

Empatia

Cooperação

UNIÃO 


&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&&

ENCONTRO 06/10

1ª Oficina de aprendizagem: 
Aproveitamento integral dos alimentos (cascas de frutas e legumes)
Local: Padaria Municipal
Parceira da ação: Gabriela Neves da Silva
(Nutricionista da Prefeitura Municipal)

1ª oficina:


































































Agradecimento especial à nossa querida Nutricionista da Prefeitura Municipal, 
Gabriela Neves da Silva.

Que possamos sempre continuar realizando boas práticas, estudando e compartilhando juntos de ações cooperativas, solidárias, sustentáveis, voltadas ao bem para a nossa comunidade.

****************************************************

ENCONTRO 13/10

Organização da AGF - Assembleia Geral de Fundação -
Estudos e preparação da documentação:






********************************************************

ENCONTRO 20/10

Reunião de Pais/responsáveis dos associados

Combinados para a AGF da Cooperativa Escolar OLAVOCOOPER, 
dia 17/11, 19 horas, na Sede do Sicredi







*****************************************************************************

SEMANA DE ESTUDOS 24 À 28/10

REUNIÃO MEMBROS DA DIRETORIA  2022-2023


ATIVIDADES DA SEMANA:

ELABORAÇÃO DOS DOCUMENTOS PARA A AGF

1. EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA A AGF

2. ESTATUTO SOCIAL

3. FICHAS DOS ASSOCIADOS

4. MEMBROS DA 1ª GESTÃO DA COOPERATIVA - 2022/2023

5. PLANO DE GESTÃO 2022/2023

6. APRESENTAÇÃO DO ESTATUTO PARA VOTAÇÃO

7. APRESENTAÇÃO DA MARCA

8. LISTA DE SÓCIOS FUNDADORES

9. FOTOGRAFAR LUGARES DE PUBLICAÇÃO DO EDITAL

10. DISCURSOS DE POSSE

11. LISTA DE CONVIDADOS

12. CONVITES

13. CARTÕES DE VOTAÇÃO

14. CONVIDAR PARCEIROS DA COOPERATIVA

15. CERIMONIAL DA ASSEMBLEIA

16. ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DA ASSEMBLEIA

17. LISTA DE PRESENÇA

18. IMPRESSÃO DO ESTATUTO SOCIAL PARA ASSINATURA DOS SÓCIOS FUNDADORES NO FINAL DA AGF


1. EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL DE FUNDAÇÃO



2. ESTATUTO SOCIAL DA COOPERATIVA ESCOLAR





3. FICHAS DOS ASSOCIADOS


4. MEMBROS DA 1ª GESTÃO DA COOPERATIVA - 2022/2023

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Conselheiros efetivos:

Presidente: Ariel Ferreira Pires dos Santos

Vice-Presidente: Raquele Sousa Alves

Primeiro Secretário: Joliane Adiers da Silva

Segundo Secretário: Eduardo Diniz Castro

Primeiro Tesoureiro: Erick Tavares Zeferino

Segundo Tesoureiro: Eduardo Silva de Sousa

Diretor de Pesquisa: Emanuelly Vitória Bildhauer dos Santos

Diretor de Educação Cooperativa: Adrian Gomes Dionísio

Diretor de Comunicação: Lorenna Vitória Pires da Silva

CONSELHO FISCAL

Conselheiros efetivos:

Laura Isabele Santos Bandeira

Juan Carlos Barbosa da Costa

Alana Alves da Silva

Conselheiros suplentes:

Pedro Henrique de Albuquerque Capistrano

Kamilly Beatriz Elias de Souza

Maria Eduarda Campos da Silva

5. PLANO DE GESTÃO 2022/2023
**********************************

LOGOMARCA OFICIAL DA COOPERATIVA ESCOLAR

Gratidão à Sicredi Ouro Verde/MT e parceiros!

************************************

6. APRESENTAÇÃO DO ESTATUTO PARA VOTAÇÃO


























******************************************

7. APRESENTAÇÃO DA MARCA



8. LISTA DE SÓCIOS FUNDADORES 

9. FOTOGRAFAR LUGARES DE PUBLICAÇÃO DO EDITAL 

10. DISCURSOS DE POSSE - cerimonial 

11. LISTA DE CONVIDADOS

12. CONVITES 



13. CARTÕES DE VOTAÇÃO

14. CONVIDAR PARCEIROS DA COOPERATIVA

15. CERIMONIAL DA ASSEMBLEIA

16. ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO DA ASSEMBLEIA

17. LISTA DE PRESENÇA

18. IMPRESSÃO DO ESTATUTO SOCIAL PARA ASSINATURA DOS SÓCIOS FUNDADORES NO FINAL DA AGF
*******************************************************************

Encontro 03/11

Primeiros ensaios dos alunos sócios-fundadores da Cooperativa Escolar OLAVOCOOPER
 Cerimonial 
para a AGF - Assembleia Geral de Fundação


















04/11

CONFECÇÃO DOS CARTÕES DE VOTAÇÃO PARA A AGF:







*******************************************************************

 04/11

PUBLICAÇÃO DO EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL DE FUNDAÇÃO

COOPERATIVA ESCOLAR OLAVOCOOPER

*******************************************************************
 10/11 
Ensaio para a AGF






Visita dos responsáveis para confirmação da presença na
Assembleia Geral de Fundação





Entrega dos Convites para a AGF 


Nossa querida primeira dama: Janice Vaz Ribeiro


Nossa comunidade escolar OLAVO BILAC: todos os funcionários e professores








































Nossa coordenadora local das cooperativas:


Nossos assessores pedagógicos:


Nossas parceiras da cooperativa:



Nossos representantes da Câmara Municipal:




Sua presença é muito importante para nós!


**************************************************************

ASSEMBLEIA GERAL DE FUNDAÇÃO

COOPERATIVA ESCOLAR

OLAVOCOOPER

17.11.2022




















































































































NOSSA GRATIDÃO A TODOS!

*********************************************************************************************

ENCONTRO 24/11

Porque cooperar também é saber conviver bem consigo, com o outro, com os animais e com a vida.
Momento de torcer juntos - amar à vida e aos animais.
























********************************************************
Dia 28/11
Participação na Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente









Temas estudados pelos jovens:

“Promoção e garantia dos direitos humanos de crianças e adolescentes no contexto pandêmico e pós-pandemia”; 
Enfrentamento das violações e vulnerabilidade resultantes da pandemia de Covid-19”; 
“Ampliação e consolidação da participação de crianças e adolescentes nos espaços de discussão e deliberação de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos seus direitos, durante e após a pandemia”; “Participação da sociedade na deliberação, execução, gestão e controle social de políticas públicas de promoção, proteção e defesa dos direitos de crianças e adolescentes considerando o cenário pandêmico”; e 
“Garantia de recursos para políticas públicas voltadas para crianças e adolescentes durante e após a pandemia".

*******************************************************************************

Reunião 30/11/2022

Encontro dos conselhos: Administração e Fiscal


Primeiros combinados Fase 2: organização dos próximos passos









Missão START: funções de cada cargo



Missão OBSERVADORES: organização dos documentos



Missão FORA DA CAIXA: Parte 1/2022: Pré-organização dos OBJETOS DE APRENDIZAGEM para 2023.

***************************************************************************************

Encontro 01/12/2022

Reunião com a coordenadora local das cooperativas escolares 

Professora Natália Gortz






***********************************************************

Confraternização 08/12/2022















Nosso sentimento maior de fim de ano, a gratidão

Muito obrigada a todos que nos acompanharam nesse ano de 2022.

Um Feliz Natal e um Ano Novo repleto de Bênçãos!





**********************************************************************






Comentários