Proposta de Trabalho de Roda de Conversa na Comunidade escolar, apresentado à Escola Municipal Olavo Bilac, sob a coordenação da professora Lindalva Brígida do Nascimento Silva, em parceria com o Grêmio Estudantil.
LUCAS DO RIO VERDE, MT.
2022
JUSTIFICATIVA:
Hoje a educação exige que nós pais, professores e cidadãos
comuns sejamos multifuncionais, não apenas educadores, mas psicólogos,
pedagogos, filósofos, sociólogos, interacionistas, recreacionistas, etc. No
intuito de colaborar com a formação social e digna dos nossos alunos,
principalmente na área do equilíbrio Emocional, Psíquica, mental e intelectual,
apresentamos como proposta para a Escola Municipal Olavo Bilac o projeto RODA
DE CONVERSA que tem por intuito proporcionar aos educandos momentos de reflexão,
meditação e orientação inicial básica para os alunos que tem apresentado um
quadro de tensões diárias, ansiedade,
choro fácil, profunda tristeza, preocupação exagerada, multiplicando as
informações oferecidas sobre o universo das possibilidades de transformar e
escrever nova historia com ressalvas positivas e dispostas a contribuir para
sua efetiva inclusão particular, atendendo à sua diversidade, adaptando as suas
necessidades e apresentando motivos e disposições de criar expetativas de vida
futura.
Nessa virtude temos em foco buscar questões e situações que
possam desenvolver em nossos alunos juntamente com a família conceitos sobre
responsabilidade social e atos de cidadania, pois é
no dia-a-dia escolar que crianças e jovens, enquanto atores sociais tem acesso
a diferentes conteúdos curriculares, os quais devem ser organizados de forma a
efetivar a aprendizagem.
A educação tem nesse
cenário, papel fundamental, sendo a escola o espaço no qual deve favorecer, a
todos os cidadãos, o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de
competências, ou seja, a possibilidade de apreensão do conhecimento historicamente
produzido pela humanidade e de sua utilização no exercício efetivo da
cidadania.
Para
proporcionar uma educação de qualidade é necessário que a escola entenda cada
indivíduo como um ser único, pertencente a um contexto social e familiar que
condiciona formas diferentes de viver, pensar e aprender. Sendo assim achamos
necessário obter espaço para refletir sobre a realidade em que o nosso educando
e sua família está inserida, ou seja, tudo o que contribui para a situação de
aprendizagem em que se encontram.
Acreditando também que para construir uma sociedade melhor, mais justa e
menos violenta é que tomamos por iniciativa nos reunirmos para uma Roda de
Conversa.
OBJETIVO GERAL:
Contribuir para um bom desenvolvimento das relações interpessoal dos alunos através de reflexões que os levem a pensar antes de agir, colocar-se no lugar do outro, gerenciar seus pensamentos, desenvolver a consciência critica, adquirir a resiliência as intempéries sociais, elaborar sonhos e projetos de vida para assim enriquecer a sua autoestima, confiança, segurança, tolerância, solidariedade, perseverança e autocontrole em suas emoções, assumindo junto ao grupo de estudo funções de assistência aos alunos, aos pais, aos funcionários da escola com as quais os alunos mantêm contatos no sentido de atender às necessidades dos educandos, tanto com relação aos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
- ·
Conhecer os diversos
recursos disponíveis e indispensáveis à vida;
- · Utilizar com autonomia
e responsabilidade os recursos necessários à sobrevivência – na escola e na
comunidade;
- · Adquirir hábitos de
cortesia e outros aspectos essenciais à coexistência.
- · Sensibilizar de forma crescente, o publico alvo
do Projeto Roda de Conversa da escola, para que queiram melhorar suas
perspectivas e atuações.
- · Trabalhar para instaurar na sala de aula
publico alvo do Projeto um ambiente de alegria, satisfação e confiança para que
se estabeleça um clima descontraído, evitando os temores, frustrações e
humilhações.
- · Cogitar para uma adequada formação moral do
educando, imbuído de valores éticos necessários para uma vida digna, humana e
coerente, em que o respeito ao próximo deve ser o motivo principal.
METODOLOGIA
Usar do dialogo e reflexão para compreensão
e solução dos assuntos tratados no decorrer do ano durante o Projeto Roda de
Conversa, buscando apoio da Equipe Gestora Escolar e a família.
PÚBLICO ALVO
- Alunos da Sala de Recursos
Multifuncionais.
- Alunos do 6º ao 9° ano do
Ensino Fundamental.
PARCERIAS NECESSÁRIAS PARA O APRIMORAMENTO
DO ATENDIMENTO
·
Psicólogo
·
Assistente Social
·
Professores/alunos da escola (grêmio estudantil)
·
Equipe Pedagógica
·
Famílias
AVALIAÇÃO
Terá como função analisar e refletir junto com os alunos
ações e reações que de maneira direta ou indireta tem interferido no processo
ensino aprendizagem de toda a turma.
Como a avaliação não se restringe ao julgamento sobre
sucessos ou fracassos e é compreendida como um conjunto de atuações que tem a
função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica, ela
acontecerá de forma sistemática e através de diálogo.
ATIVIDADES
·
Momentos reflexivos
pautados nas necessidades emocionais de cada aluno (a);
·
Dinâmicas grupais que
envolvam técnicas terapêuticas com foco na diminuição da tensão;
·
Elaboração de
diversas atividades envolvendo o uso de rótulos e panfletos: confecção de
dicionário de rótulos, jogos de leitura e escrita, dentre outros com os
próprios alunos.
·
Atividades que
despertem a necessidade de cuidar do espaço em que vivem.
·
Jogos simbólicos;
·
Participação na
realização de diversos jogos pedagógicos com foco nas áreas mnemônicas e
curriculares – digitais industrializados e confeccionados;
CRONOGRAMA
1º semestre de 2022:
Parte 1 – Escuta dos alunos na
sala de recursos.
Parte 2 – Formação com as
profissionais da equipe Anjos da Escola.
Parte 3 – Intervenção: rodas de
conversa com a psicóloga Carolina Manginelli Costa Michels, e alunos atendidos
na sala de recursos; através de parceria com a equipe Anjos da Escola/Sala de
Recursos/Grêmio Estudantil.
2º semestre de 2022:
Parte 4 – Intervenção: rodas de conversa entre professores e alunos, sob a coordenação da professora Lindalva – sala de recursos, e apoio dos professores do grêmio estudantil.
DATA |
CONTEÚDO |
ORIENTADOR |
2º semestre/ 2022 |
Identidade: Saiba quem você é. Aceite quem você é. |
Professora Lindalva |
2º semestre/ 2022 |
Expectativas: Livre da perfeição. Livre da comparação. |
Professora Lindalva |
2º semestre/ 2022 |
Singularidade: Reconheça que você é amado. Reconheça que você
não é o que os outros dizem sobre você. |
Professora Lindalva |
2º semestre/ 2022 |
Pensamentos: Vença a auto depriação. Vença a auto piedade. Vença os pensamentos
destrutivos. |
Professora Lindalva |
2º semestre/ 2022 |
Atitudes: Foque no progresso, não na
perfeição. Foque nos objetivos, não nas
dificuldades. |
Professora Lindalva |
2º semestre/ 2022 |
Potencial: Escolha destacar o seu potencial,
não o esconder. . Escolha a excelência, não a
mediocridade. Escolha a disciplina, não a
comodidade. |
Professora Lindalva |
2º semestre/ 2022 |
Essência: Não perca a essência da
humildade. |
Professora Lindalva |
Obs.: Cronograma referente à parte 4,
sujeito a alterações durante sua execução, conforme as demandas da comunidade escolar.
CONSIDERAÇÕES
Educar é, antes de tudo, um ato de interioridade. É inclinar
o homem para que leia dentro de si mesmo. É um apelo ao desabrochar do ser. Educar
significa realizar o homem em sua natureza autêntica, na integridade de suas verdadeiras
possibilidade, em seu destino e plano de vida. O homem é pessoa e deve ser
conduzido com toda a dignidade de pessoa, sem enxertos de outras que querem
impor e fazer valer a sua pessoa no outro, distorcendo-o e despersonalizando-o.
Educar é um processo individual e social de transformação perene das
capacidades em habilidades, da ignorância ao conhecimento, dos impulsos aos ideais,
do não ser ao ser atual. Embora se possa saber como, quando e onde intervir e
que essa intervenção produz mudanças, sabe-se também que tais mudanças não
dependem apenas das ações pedagógicas. As atitudes dos alunos não dependem
unicamente da ação da escola, mas tem intrincadas implicações de natureza tanto
psicológica quanto social, nas relações de vida familiar e comunitária.
A grande tarefa da educação
é recriar novos valores sublimes que mobilizem o homem a redefinir-se mais
profundamente, a levar o homem a reencontrar-se em sua identidade autêntica
como ser mais dimensionado. Todas as dimensões humanas são essencialmente
convergentes e unificadoras. Nos valores nobres do homem se encontra
primeiramente a si mesmo, em sua profunda interioridade e dignidade. Depois,
irradia-se circularmente na comunhão com o outro, seu próximo, por um humanismo
planificador e, por fim, transcende verticalmente para o sumo bem, único
fundamento perene de todos os valores, direitos e deveres, plenitude e
felicidade.
Ainda que vivendo num
universo de transformação, em que apenas a lei da mudança parece não mudar, acreditamos
convictamente na capacidade de cada um em construir-se e reestruturar-se neste
processo normal de criatividade. Somos uma mina inesgotável de plenitudes, uma
fonte de necessidades em busca do desabrochamento total de nossa humanidade.
Encontrar-se com a própria identidade e aceitar-se no que se é a fim de
tornar-se que se pode e deve ser, na autenticidade da própria natureza, sempre
será o princípio fundamental de partida de nossa formação e realização global.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRÁFICAS
AUSUBEL, D. e NOVAK, A. Psicologia educacional. 3ª ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria
de Educação Especial. Portal de ajudas técnicas para a educação: equipamento e
material pedagógico para a educação, capacitação e recreação para a pessoa com
deficiência física - recursos pedagógicos adaptados. Brasília: MEC/SEESP, 2006.
FREIRE, Paulo. Pedagogia
da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa Editora Paz e
Terra. Coleção Saberes. 1996 36ª Edição.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Editora Moderna, 2003.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado - Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado - Aspectos Legais e Orientações Pedagógicas. Brasília: SEESP/MEC, 2007.
SALTINI, C. J. P. Afetividade e inteligência. Rio de Janeiro: DP &A, 1999.
FICHA TÉCNICA
Município: Lucas do Rio Verde Estado:
Mato Grosso
Escola: Escola Municipal de
Ensino Fundamental Olavo Bilac.
Nome do projeto: VIDAS
Crianças e adolescentes envolvidos no projeto: 960 alunos
Turmas: Alunos da Sala de
Recursos Multifuncionais
6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano.
Turno: Matutino e Vespertino
Professor:
Lindalva Brígida do Nascimento Silva
Coordenador Pedagógico: Edivani
Aparecida Kujawa
Luziane
Aparecida Ribeiro
Rosinei da Cruz Carvalho
Gestor escolar:
Márcio Torres de Almeida
Assessor
Pedagógico:
Presidente do C.D.C.E.: Milena Maria Zanon de Moura
Segunda semana:
Querida Psicóloga Carol Manginelli, quando praticamos o bem, todos os caminhos levam ao bem!
Agradecemos por mais uma semana de rodas de conversa, dedicação e carinho!
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