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PROJETO VIDAS

 




SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS 

PROJETO: VIDAS           

Proposta de Trabalho de Roda de Conversa na Comunidade escolar, apresentado à Escola Municipal Olavo Bilac, sob a coordenação da professora Lindalva Brígida do Nascimento Silva, em parceria com o Grêmio Estudantil. 

LUCAS DO RIO VERDE, MT.

 2022

JUSTIFICATIVA:

Hoje a educação exige que nós pais, professores e cidadãos comuns sejamos multifuncionais, não apenas educadores, mas psicólogos, pedagogos, filósofos, sociólogos, interacionistas, recreacionistas, etc. No intuito de colaborar com a formação social e digna dos nossos alunos, principalmente na área do equilíbrio Emocional, Psíquica, mental e intelectual, apresentamos como proposta para a Escola Municipal Olavo Bilac o projeto RODA DE CONVERSA que tem por intuito proporcionar aos educandos momentos de reflexão, meditação e orientação inicial básica para os alunos que tem apresentado um quadro de  tensões diárias, ansiedade, choro fácil, profunda tristeza, preocupação exagerada, multiplicando as informações oferecidas sobre o universo das possibilidades de transformar e escrever nova historia com ressalvas positivas e dispostas a contribuir para sua efetiva inclusão particular, atendendo à sua diversidade, adaptando as suas necessidades e apresentando motivos e disposições de criar expetativas de vida futura.

Nessa virtude temos em foco buscar questões e situações que possam desenvolver em nossos alunos juntamente com a família conceitos sobre responsabilidade social e atos de cidadania, pois é no dia-a-dia escolar que crianças e jovens, enquanto atores sociais tem acesso a diferentes conteúdos curriculares, os quais devem ser organizados de forma a efetivar a aprendizagem.

A educação tem nesse cenário, papel fundamental, sendo a escola o espaço no qual deve favorecer, a todos os cidadãos, o acesso ao conhecimento e o desenvolvimento de competências, ou seja, a possibilidade de apreensão do conhecimento historicamente produzido pela humanidade e de sua utilização no exercício efetivo da cidadania.

Para proporcionar uma educação de qualidade é necessário que a escola entenda cada indivíduo como um ser único, pertencente a um contexto social e familiar que condiciona formas diferentes de viver, pensar e aprender. Sendo assim achamos necessário obter espaço para refletir sobre a realidade em que o nosso educando e sua família está inserida, ou seja, tudo o que contribui para a situação de aprendizagem em que se encontram.  Acreditando também que para construir uma sociedade melhor, mais justa e menos violenta é que tomamos por iniciativa nos reunirmos para uma Roda de Conversa.


OBJETIVO GERAL:

Contribuir para um bom desenvolvimento das relações interpessoal dos alunos através de reflexões que os levem a pensar antes de agir, colocar-se no lugar do outro, gerenciar seus pensamentos, desenvolver a consciência critica, adquirir a resiliência as intempéries sociais, elaborar sonhos e projetos de vida para assim enriquecer a sua autoestima, confiança, segurança, tolerância, solidariedade, perseverança e autocontrole em suas emoções, assumindo junto ao grupo de estudo funções de assistência aos alunos, aos pais, aos funcionários da escola com as quais os alunos mantêm contatos no sentido de atender às necessidades dos educandos, tanto com relação aos aspectos cognitivos, psicomotores e afetivos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

  1. ·         Conhecer os diversos recursos disponíveis e indispensáveis à vida;
  2. ·       Utilizar com autonomia e responsabilidade os recursos necessários à sobrevivência – na escola e na comunidade;
  3. ·        Adquirir hábitos de cortesia e outros aspectos essenciais à coexistência.
  4. ·        Sensibilizar de forma crescente, o publico alvo do Projeto Roda de Conversa da escola, para que queiram melhorar suas perspectivas e atuações.
  5. ·       Trabalhar para instaurar na sala de aula publico alvo do Projeto um ambiente de alegria, satisfação e confiança para que se estabeleça um clima descontraído, evitando os temores, frustrações e humilhações.
  6. ·    Cogitar para uma adequada formação moral do educando, imbuído de valores éticos necessários para uma vida digna, humana e coerente, em que o respeito ao próximo deve ser o motivo principal.

 

METODOLOGIA

Usar do dialogo e reflexão para compreensão e solução dos assuntos tratados no decorrer do ano durante o Projeto Roda de Conversa, buscando apoio da Equipe Gestora Escolar e a família.

 

PÚBLICO ALVO

  • Alunos da Sala de Recursos Multifuncionais.
  • Alunos do 6º ao 9° ano do Ensino Fundamental.

 

     PARCERIAS NECESSÁRIAS PARA O APRIMORAMENTO DO ATENDIMENTO

·         Psicólogo

·         Assistente Social

·         Professores/alunos da escola (grêmio estudantil)

·         Equipe Pedagógica

·         Famílias

 

AVALIAÇÃO

Terá como função analisar e refletir junto com os alunos ações e reações que de maneira direta ou indireta tem interferido no processo ensino aprendizagem de toda a turma.

Como a avaliação não se restringe ao julgamento sobre sucessos ou fracassos e é compreendida como um conjunto de atuações que tem a função de alimentar, sustentar e orientar a intervenção pedagógica, ela acontecerá de forma sistemática e através de diálogo.

 

ATIVIDADES

·         Momentos reflexivos pautados nas necessidades emocionais de cada aluno (a);

·         Dinâmicas grupais que envolvam técnicas terapêuticas com foco na diminuição da tensão;

·         Elaboração de diversas atividades envolvendo o uso de rótulos e panfletos: confecção de dicionário de rótulos, jogos de leitura e escrita, dentre outros com os próprios alunos.

·         Atividades que despertem a necessidade de cuidar do espaço em que vivem.

·         Jogos simbólicos;

·         Participação na realização de diversos jogos pedagógicos com foco nas áreas mnemônicas e curriculares – digitais industrializados e confeccionados;

 

 

CRONOGRAMA

 

1º semestre de 2022:

Parte 1 – Escuta dos alunos na sala de recursos.

Parte 2 – Formação com as profissionais da equipe Anjos da Escola.

Parte 3 – Intervenção: rodas de conversa com a psicóloga Carolina Manginelli Costa Michels, e alunos atendidos na sala de recursos; através de parceria com a equipe Anjos da Escola/Sala de Recursos/Grêmio Estudantil.

 

2º semestre de 2022:

Parte 4 – Intervenção: rodas de conversa entre professores e alunos, sob a coordenação da professora Lindalva – sala de recursos, e apoio dos professores do grêmio estudantil.


 

DATA

 

CONTEÚDO

 

ORIENTADOR

2º semestre/

2022

Identidade: Saiba quem você é.

                     Aceite quem você é.

Professora Lindalva

2º semestre/

2022

Expectativas: Livre da perfeição.

                       Livre da comparação.

Professora Lindalva

2º semestre/

2022

Singularidade: Reconheça que você é amado.

                        Reconheça que você não é o que os outros dizem sobre você.

Professora Lindalva

2º semestre/

2022

Pensamentos: Vença a auto depriação.

                        Vença a auto piedade.

                        Vença os pensamentos destrutivos.

Professora Lindalva

2º semestre/

2022

Atitudes: Foque no progresso, não na perfeição.

               Foque nos objetivos, não nas dificuldades.

Professora Lindalva

2º semestre/

2022

Potencial: Escolha destacar o seu potencial, não o esconder.

.               Escolha a excelência, não a mediocridade.

                Escolha a disciplina, não a comodidade.

Professora Lindalva

2º semestre/

2022

Essência: Não perca a essência da humildade.

Professora Lindalva

 























Obs.: Cronograma referente à parte 4, sujeito a alterações durante sua execução, conforme as demandas da comunidade escolar.

 

CONSIDERAÇÕES         

Educar é, antes de tudo, um ato de interioridade. É inclinar o homem para que leia dentro de si mesmo. É um apelo ao desabrochar do ser. Educar significa realizar o homem em sua natureza autêntica, na integridade de suas verdadeiras possibilidade, em seu destino e plano de vida. O homem é pessoa e deve ser conduzido com toda a dignidade de pessoa, sem enxertos de outras que querem impor e fazer valer a sua pessoa no outro, distorcendo-o e despersonalizando-o. Educar é um processo individual e social de transformação perene das capacidades em habilidades, da ignorância ao conhecimento, dos impulsos aos ideais, do não ser ao ser atual. Embora se possa saber como, quando e onde intervir e que essa intervenção produz mudanças, sabe-se também que tais mudanças não dependem apenas das ações pedagógicas. As atitudes dos alunos não dependem unicamente da ação da escola, mas tem intrincadas implicações de natureza tanto psicológica quanto social, nas relações de vida familiar e comunitária.
             A grande tarefa da educação é recriar novos valores sublimes que mobilizem o homem a redefinir-se mais profundamente, a levar o homem a reencontrar-se em sua identidade autêntica como ser mais dimensionado. Todas as dimensões humanas são essencialmente convergentes e unificadoras. Nos valores nobres do homem se encontra primeiramente a si mesmo, em sua profunda interioridade e dignidade. Depois, irradia-se circularmente na comunhão com o outro, seu próximo, por um humanismo planificador e, por fim, transcende verticalmente para o sumo bem, único fundamento perene de todos os valores, direitos e deveres, plenitude e felicidade.
            Ainda que vivendo num universo de transformação, em que apenas a lei da mudança parece não mudar, acreditamos convictamente na capacidade de cada um em construir-se e reestruturar-se neste processo normal de criatividade. Somos uma mina inesgotável de plenitudes, uma fonte de necessidades em busca do desabrochamento total de nossa humanidade.
Encontrar-se com a própria identidade e aceitar-se no que se é a fim de tornar-se que se pode e deve ser, na autenticidade da própria natureza, sempre será o princípio fundamental de partida de nossa formação e realização global.

                  

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

AUSUBEL, D. e NOVAK, A. Psicologia educacional. 3ª ed. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Portal de ajudas técnicas para a educação: equipamento e material pedagógico para a educação, capacitação e recreação para a pessoa com deficiência física - recursos pedagógicos adaptados. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia - Saberes Necessários à Prática Educativa Editora Paz e Terra. Coleção Saberes. 1996 36ª Edição.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar: o que é? Por quê? Como fazer? São Paulo: Editora Moderna, 2003.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Secretaria de Educação Especial. Atendimento Educacional Especializado - Formação Continuada a Distância de Professores para o Atendimento Educacional Especializado - Aspectos Legais e Orientações Pedagógicas. Brasília: SEESP/MEC, 2007.

SALTINI, C. J. P. Afetividade e inteligência. Rio de Janeiro: DP &A, 1999.


      FICHA TÉCNICA

 

Município: Lucas do Rio Verde     Estado: Mato Grosso

Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Olavo Bilac.

Nome do projeto: VIDAS

Crianças e adolescentes envolvidos no projeto: 960 alunos

Turmas: Alunos da Sala de Recursos Multifuncionais

    6º ano, 7º ano, 8º ano e 9º ano.                                   

 Turno: Matutino e Vespertino

Professor: Lindalva Brígida do Nascimento Silva

Coordenador Pedagógico: Edivani Aparecida Kujawa

                                 Luziane Aparecida Ribeiro

                                 Rosinei da Cruz Carvalho

Gestor escolar: Márcio Torres de Almeida

Assessor Pedagógico:

Presidente do C.D.C.E.: Milena Maria Zanon de Moura

 1ª roda de conversa dos alunos com a psicóloga Carolina Manginelli Costa Michels (Anjos da Escola)











 Nossa gratidão à psicóloga Carol Manginelli! Que possamos sempre fazer o bem! 

Em sua homenagem,



Segunda semana: 

Inventário Emocional
Estreitando laços
Autoconhecimento








https://www.cliquef5.com.br/primavera-do-leste/artigos/empatia/215126

Querida Psicóloga Carol Manginelli, quando praticamos o bem, todos os caminhos levam ao bem!


Agradecemos por mais uma semana de rodas de conversa, dedicação e carinho!






3ª semana - Roda de conversa
Temas: Famílias, relacionamento familiar, regras de convivência - empatia, compreensão, amizade, companheirismo












Gratidão por mais uma semana, querida Carol Manginelli!
Em sua homenagem:

4ª SEMANA: Cápsula do tempo; sonhos para o amanhã; objetivos 

O que eu quero ser... o que preciso fazer para realizar meus sonhos...





























Gratidão nossa querida Carol Manginelli!





5ª SEMANA RODA DE CONVERSA: 



COMPARTILHANDO APRENDIZAGENS E CONQUISTAS


#15minutoscomcarol

Momentos que fizeram a diferença para todos nós!

Gratidão querida Carol Manginelli!






















































Em nome da comunidade escolar OLAVO BILAC, expressamos nossa Gratidão aos profissionais da equipe do ANJOS DA ESCOLA, em especial à nossa psicóloga Carol, que nos acompanhou nesse processo evolutivo chamado VIDA. Muitas bênçãos sempre! 
Jamais esqueceremos de você!

#15minutoscomcarol


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