Pular para o conteúdo principal

PROJETO "Ligando o AGRO e a Cidade através da Educação!"

 



Participação da Escola Olavo Bilac nesta ação, que tem por objetivo principal ampliar os horizontes dos professores e alunos, acerca da importância do Agronegócio para o futuro do Brasil, para o Mato Grosso, para nossa cidade. 
Aliar o Agronegócio à Educação, voltada aos projetos de vida dos nossos alunos, compreendendo a importância do Agro para suprir as necessidades emergentes do mundo do trabalho e da sociedade, para alimentar a todos; é mais do que fundamental, representa ter esperança quanto ao futuro.

Ligar o agro e a cidade através da Educação é a proposta do novo projeto da Gestão Municipal, através da Secretaria de Educação de Lucas do Rio Verde, tendo em vista fomentar as possibilidades do agronegócio para toda a sociedade; mostrar ao futuro da nação, nossas crianças e adolescentes, que Lucas do Rio Verde possui inúmeras oportunidades de emprego e formação, neste setor emergente, que cresce e se amplia aliado ao mundo tecnológico e digital, que abrange cada vez mais profissões em todas as áreas.
O projeto contempla a valorização dos futuros profissionais que poderão fazer parte deste importantíssimo setor. Por isso, somam-se forças, Poder Público, Educação, Agroligadas, Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde e Senar-MT.
O Projeto teve início com a visita dos parceiros à Fazenda Bragança, dia 31/03, para apresentação inicial e primeiros passos rumo aos novos ventos que se pretendem soprar em Lucas do Rio Verde. 


Nosso agradecimento à gestão municipal, aos parceiros no projeto, e em especial nossa gratidão à Fazenda Bragança e a todos os seus colaboradores; em nome da anfitriã, senhora Denise Zottis Boscoli, pela acolhida em sua propriedade, pelo carinho, pelo voto de confiança, por acreditar que é a partir da Educação que se lançam as sementes da fé, da esperança, da ação, do bem para si, para o próximo, para a natureza, para a sustentabilidade e o futuro da nação. 





























https://www.oficialnews.com.br/noticia/23919/projeto-educacional-incentiva-estudantes-a-valorizar-a-agropecuaria-em-lucas-do-rio-verde




























Qual a importância do agronegócio no Brasil

Os fatores que impulsionaram a modernização da produção agrícola nacional e o resultado da incorporação dessas inovações tecnológicas, fizeram o setor dar um salto no país entre 1975 e 2017. A produção de grãos, que era de 38 milhões de toneladas, cresceu mais de seis vezes, atingindo 236 milhões, enquanto a área plantada apenas dobrou. Esse desenvolvimento consolidou o agronegócio no Brasil como um dos pilares da economia do país

De acordo com cálculos do Cepea, em 2020 o segmento alcançou participação de 26,6% no Produto Interno Bruto brasileiro, contra 20,5% em 2019. Em 1970, a participação do agro no PIB era de 7,5%.

O avanço do setor é evidente quando se compara o crescimento da produção em relação à área ocupada pelo agribusiness. Basta conferir o rendimento médio (quilos por hectare) das lavouras de arroz, feijão, milho, soja e trigo, entre a década de 70 e os anos 2000.

Destaque para os aumentos de rendimento de 346% para o trigo, de 317% para o arroz e de 270% para o milho, segundo a Embrapa.

revolução agrícola dos últimos 40 anos teve um grande efeito transformador na sociedade brasileira e é, de acordo com a CNA, o fato mais importante da história econômica recente do Brasil.

Brasil é o terceiro maior produtor de alimentos do mundo, ficando atrás apenas da China e dos EUA. Além disso, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA), só em 2020, o Brasil exportou comida para mais de 180 países. Confira o desempenho brasileiro em alguns deles.

SOJA

Recentemente o Brasil ultrapassou os Estados Unidos e passou a ser o maior produtor e exportador mundial de soja, que é uma das principais commodities do mundo. 

Na safra 2019/2020, após bater recorde de produção do grão (cerca de 125 milhões de t), o Brasil embarcou 70,7 milhões de toneladas, tendo a China como principal cliente

E os sojicultores brasileiros continuam se superando, devendo bater um novo recorde de produção em 2020/21: mais de 136 milhões de toneladas.

MILHO

O grão mais produzido e comercializado no mundo é o milho, que é o segundo grão mais cultivado pelo agronegócio brasileiro. 

Depois de obter significativo crescimento de produção nos últimos 20 anos, o Brasil passou a ser, em 2019, o maior exportador mundial. 

Em 2020/21, a produção nacional de milho bateu recorde, atingindo 108,2 milhões de t.

CANA-DE-AÇÚCAR

Também é importante na pauta de exportações do agronegócio brasileiro o Complexo Sucroenergético, cujos produtos são oriundos do cultivo da cana-de-açúcar. 

O Brasil é o maior produtor e exportador mundial do açúcar derivado dessa planta, além de ser o segundo maior produtor mundial de etanol. 

E o país nunca comercializou para o exterior tanto açúcar como em 2020: 30,8 milhões de t.

O Brasil é o maior produtor mundial de cana-de-açúcar, que é matéria-prima para a produção de açúcar e etanol

 CAFÉ

Outro produto do agro brasileiro que é sinônimo de tradição é o café. O país é o maior  exportador e maior produtor mundial desse produto há 150 anos - o Brasil responde por um terço da produção do planeta. 

o café foi responsável por outro recorde brasileiro em 2020. As exportações brasileiras do grão atingiram 44,5 milhões de sacas de 60 kg, considerando a soma dos produtos verde, solúvel e torrado & moído.

Mas o sucesso do Brasil na produção e exportação de produtos como soja, milho, açúcar e café não é fruto do acaso. Diferentes fatores contribuíram para o crescimento do agronegócio no Brasil ao longo das últimas décadas, como:

  • Apoio governamental;
  • Investimento em pesquisa e desenvolvimento;
  • Incorporação de novas tecnologias e manejos produtivos;
  • Abertura de novas fronteiras agrícolas, como o cerrado e o Matopiba;
  • Expansão da demanda externa por produtos agrícolas, além do fortalecimento da demanda interna;
  • Disponibilidade de crédito rural;
  • Surgimento interno de um setor forte de fornecimento de insumos, máquinas e tecnologias agrícolas;
  • Produtores rurais cada vez mais interessados em inovações.

SAIBA MAIS: Afinal de contas, o que é a Agricultura Digital e Agricultura 4.0?

Fonte: https://blog.climatefieldview.com.br/o-agronegocio-brasileiro-onde-chegamos-e-o-que-podemos-esperar#menu4


Comentários