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Projetos Escolares


Qual a importância dos projetos na vida escolar

  O desenvolvimento com projetos oferece inúmeros benefícios para a comunidade acadêmica. Na escola, aumenta a participação dos alunos, reduz a evasão escolar, estimula a capacidade de aprendizagem cooperativa, e melhora o desempenho escolar.

  O trabalho com projetos educacionais propicia a atividade coletiva e cooperativa, permitindo ao aluno vivenciar múltiplas relações reais para firmar-se como sujeito. O resultado de um projeto educacional proporciona ao aluno vivenciar, por exemplo, a experiência positiva do confronto com o outro, saber se comprometer com suas decisões e suas escolhas, saber planejar suas ações, ou seja, um projeto educacional tem por finalidade fazer com que a criança aprenda a assumir responsabilidades, ser agente de seu aprendizado produzindo algo com sentido, compatível e viável à sua realidade. Essas ações permitem que a criança construa e dê sentido à sua criatividade; proporcionam uma situação real de vivência, através da experiência. Um bom projeto educacional requer planejamento. Ele deve ser planejado e discutido entre os envolvidos, requer investimento, pesquisa, estudo, etc. Poderá sofrer adaptações no decorrer da sua construção ou aplicação para se adequar às necessidades reais. O projeto educacional geralmente é constituído por uma estrutura que abrange:

- Objetivos: quando iniciamos um projeto educacional, precisamos pensar no objetivo(s). É nessa fase do projeto que precisamos pensar no que queremos conseguir, quais resultados queremos alcançar;

- Justificativa: nessa fase deve-se deixar claro o(s) motivo(s) que o fez levar ao desenvolvimento de tal projeto, quais as razões para tratar da questão proposta e quais as suas perspectivas em relação ao projeto;

- Localização: a localização diz respeito ao lugar onde as atividades propostas no projeto ocorrerão. É preciso ter em mente a estrutura física, pois não necessariamente as atividades acontecem sempre dentro de um ambiente escolar, de uma sala de aula;

- Cronograma: não se pode propor um projeto educacional sem ter em mente um tempo determinado, é preciso organizar quais ações ou atividades serão implementadas, quando acontecerá cada atividade, quanto tempo ela deverá durar e em qual fase do projeto deverá ser aplicada. No entanto, a duração pode ser relativa o prazo é determinado, mas não fixo.

- Metodologia: a metodologia é a descrição das circunstâncias de cada atividade. A metodologia de um projeto educacional, diz de forma detalhada, por exemplo, como o professor irá trabalhar as atividades propostas.

- Recursos humanos: os recursos humanos dizem respeito às pessoas que irão fazer parte do projeto e qual a sua habilitação, ou função dentro do projeto;

- Recursos financeiros e físicos: todo projeto educacional exige investimento, seja financeiro ou pessoal. Nesta etapa do projeto precisamos dizer sobre o orçamento;

- Critérios de eficiência: descreverá o resultado que seria aceitável como consequência da execução do projeto.


BENEFÍCIOS PARA O ALUNO

  Os alunos aprendem a trabalhar em equipe, e serem solidários uns com os outros.
  Com os métodos alternativos de avaliação, o aluno é avaliado pela participação e interesse pelas atividades e não apenas pela nota obtida na prova escrita, pois muitos alunos são prejudicados pelo nervosismo em sala de aula, principalmente nas apresentações de trabalhos.
Maior interação entre alunos.
A iniciativa pela busca de informações.
Estimula a criatividade.
Aumenta a autoconfiança.
Ganhos acadêmicos com alunos mais envolvidos assumindo mais responsabilidade sobre seu próprio aprendizado em relação com as atividades tradicionais em sala de aula.
Oportunidades de desenvolver habilidades complexas como: resolução de problemas, colaboração e comunicação.
Acesso a uma variedade maior de chances de aprendizagem em sala de aula, criando uma oportunidade para a participação dos alunos.


BENEFICIOS PARA O PROFESSOR

  1. Formação de equipe.
  2. Solidariedade com o próximo.
  3. Ajustes no projeto.
  4. Planejamento adequado.
  5. A execução do trabalho é feita com mais entusiasmo.
  6. Conhecer os recursos para executar os trabalhos com confiança mútua.
  7. Existência de um ambiente de cooperação.
  8. Oportunidades de maior aprendizagem para a turma.
  9. Reconhecer situações que dão origem a bons projetos.
  10. Reconhecer os problemas como oportunidades de aprendizagem.

BENEFÍCIOS PARA A COMUNIDADE ACADÊMICA
  1. Colaborar com colegas para desenvolver projetos.
  2. Gerenciar o processo de aprendizagem.
  3. Produção e encerramento das atividades.
  4. A importância de todas as funções.
  5. Desenvolver avaliações originais.
  6. Com todas as informações pode propor objetivos, metodologias, escolhendo os recursos adequados, os instrumentos e critérios de avaliação para aula que pretende planejar e desenvolver com segurança.
  7. Valoriza a produção discente e docente.
  8. Organização: as metas são alcançadas.
  9. Repasse de conhecimento das lições aprendidas traz força e União para a Organização.
  10. Criam o processo que levará a uma solução.
  11. Equipe de apoio e logística.
  12. Visão do todo – todos participam

  Observação complementar:
  Vale lembrar que o trabalho de um pedagogo e um projeto educacional não se limita à escola. Por causa dos seus conhecimentos adquiridos durante sua formação no que diz respeito aos aspectos sociais, psicológicos e culturais, ele adquiriu a habilidade de trabalhar em espaços não escolares. São muitas as possibilidades de trabalho, como por exemplo em bibliotecas, hospitais para trabalhar com as crianças internadas por longos períodos impossibilitadas frequentar a escola, nos recursos humanos de uma empresa, hotéis, clubes com atividades recreativas, et. A aprendizagem, muito valorizada pela sociedade, pode acontecer em qualquer ambiente e o pedagogo é o profissional habilitado a esse acompanhamento. Mesmo fora da escola, o pedagogo precisa de um projeto pedagógico, de um plano para definir as técnicas mais adequadas a seu propósito, assim como eu faz dentro da escola.


Alunos responsáveis pela pesquisa:

Analice Martins Drescher e Luis Eduardo Remor Belotto

Turma: 8º B

Fontes:
http://www.wikijornal.com/jornalparaaescola/Artigo.asp?id=13068&d=projetos_educacionais_importancia_
https://escolaeducacao.com.br/projetos-pedagogicos-prontos/



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